A Itatiaia é pioneira mais uma vez em sua trajetória com o lançamento de um projeto inovador: o Itatiaia Eloos, uma plataforma permanente de negócios e relacionamento com a participação da iniciativa privada e do poder público voltada para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais. O projeto, independente e apartidário, terá conteúdo diário sobre grandes temas, e a cada dois meses está previsto um grande evento em Belo Horizonte com palestras e painéis de discussão.
A cada bimestre, um segmento econômico será destacado em diversas reportagens no rádio e nas plataformas digitais da Itatiaia, com cobertura da CNN Brasil.
O primeiro tema, desenvolvido em agosto e setembro, será a mineração. Em outubro e novembro será a vez do agronegócio. Em 2026, vamos destacar a indústria; o desenvolvimento das cidades e os setores de serviços e turismo.
Menos burocracia e mais investimento
O presidente do Conselho de Administração da Itatiaia, Rubens Menin, afirma que a conexão entre os diversos segmentos da economia é fundamental para o desenvolvimento.
“Primeiro, o governo tem que proporcionar uma boa regulamentação. Nós já melhoramos muito nisso. Temos que ter educação, é preciso cada vez mais se qualificar. A iniciativa privada é fundamental, tem que acreditar. O empresário tem que ter aquela vontade de investir, (desenvolver) o que chamamos de ambiente de negócios”, aponta.
Menin destaca que o poder público pode favorecer o ambiente de negócios com a redução dos juros e da burocracia, aumentando assim a segurança jurídica dos processos.
“O Brasil ainda tem um excesso de burocracia, precisa melhorar. É lógico que a gente não quer uma bagunça, mas queremos um Estado menos burocrático. Em um país continental, com mais de 200 milhões de habitantes, queremos ser aquele país que os BRICS planejaram que a gente seria: uma potência mundial. Vamos chegar lá, e com mais benefícios para a população. Isso passa pela iniciativa privada, pelo mercado de capitais, pelo sistema financeiro e por todos que auxiliam no desenvolvimento dos negócios”, afirma Menin.
Economia no dia a dia
Vice-presidente da holding Itasat, João Vítor Xavier destaca o papel da empresa em levar informação de qualidade para todos os públicos.
"É um assunto que parece complexo, mas é muito simples e está na vida de todo mundo. Quando falamos de economia, não estamos falando apenas daquilo que a gente vê na televisão, da bolsa de valores. Nós estamos falando da vida da gente. É o preço do pãozinho de sal, do arroz, é o preço do carro, é o impacto que o aumento do combustível gera na cadeia produtiva: por que um quilo de cenoura que saiu lá da roça chegou na nossa mesa naquele preço”, aponta.
João Vítor Xavier mostra como as notícias de economia influenciam diretamente a vida da população: “Por que os preços sobem ou caem? Por que temos ou não um emprego? Por que o brasileiro paga tanto imposto? E o que é feito com o dinheiro arrecadado, por exemplo, em uma cidade mineradora? Tudo isso está no dia a dia, e o objetivo da Itatiaia é tratar esse tema, inicialmente complexo, de uma maneira muito simples”, ressalta.
O Itatiaia Eloos chega em um momento chave da economia, com intensas discussões sobre gastos públicos, ajuste fiscal, impostos e o “tarifaço” dos EUA, destaca Bruno Bianchinni, vice-presidente Comercial e de Marketing da Itatiaia.
“A factualidade deixa isso tudo ainda mais efervescente. Durante os dois meses de publicação do conteúdo, podemos tratar dos interesses dos segmentos, porque o nosso intuito é, de fato, o desenvolvimento econômico do Estado. Trazer para a mesa os problemas que cada segmento enfrenta, dando visibilidade e protagonismo para cada situação, é a nossa obrigação como o maior grupo de comunicação de Minas”, reflete Bianchini.