O evento de encerramento do ciclo de energia do Itatiaia Eloos, nesta segunda-feira (24), vai receber dezenas de autoridades e grandes nomes do setor na Arena MRV, em Belo Horizonte. O seminário vai discutir as perspectivas e o futuro da geração de energia no país, após dois meses de conteúdos publicados diariamente para fomentar o debate no segmento.
Entre os convidados do evento está no debate a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, um dos principais nomes do setor, para a palestra de abertura do encontro. Também estará presente no Itatiaia Eloos o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), que vai apresentar uma palestra com o tema: “Meio ambiente e desenvolvimento econômico: precedentes judiciais”.
O Itatiaia Eloos é uma plataforma permanente de negócios e relacionamento com a participação da iniciativa privada e do poder público voltada para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais. O projeto, independente e apartidário, tem conteúdo diário sobre grandes temas e um grande evento bimestral, em Belo Horizonte, com palestras e painéis de discussão.
Veja os nomes confirmados no Itatiaia Eloos Energia
Gentil Nogueira de Sá Júnior
Gentil Nogueira de Sá Junior é engenheiro mecânico e atual Secretário Nacional de Energia Elétrica. Já integrou o Conselho de Administração do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e, desde que ingressou na ANEEL em 2007, ocupou funções estratégicas, como a Superintendência de Fiscalização dos Serviços de Geração e cargos de coordenação e superintendência adjunta nas áreas de regulação e mercado de energia.
Formado pela Universidade Federal de Itajubá (2001), possui especializações em Direito Regulatório da Energia Elétrica (2008) e em Análise de Impacto Regulatório (2016), ambas pela Universidade de Brasília. Iniciou sua carreira na indústria de equipamentos eletromecânicos para geração, consolidando uma trajetória técnica e de liderança no setor.
Marcio Rea
Márcio Rea ocupa o cargo de Diretor-Geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) desde maio de 2024. Formado em Administração de Empresas, com especialização em energia elétrica, possui MBA Executivo em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e especialização em Teoria e Ferramentas de Negociação pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.
Com mais de 35 anos de experiência no setor elétrico brasileiro, Rea iniciou sua trajetória na Companhia Energética de São Paulo (CESP) como auxiliar administrativo, alcançando posteriormente a diretoria administrativa. Também atuou como secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo durante a crise hídrica de 2014, a mais severa já registrada no estado. Desde 2019, ocupa posições de liderança na Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE), onde foi diretor administrativo e, a partir de janeiro de 2020, diretor-presidente. Permaneceu na função até assumir a Direção-Geral do ONS.
Renato Campos Galuppo
Renato Campos Galuppo é conselheiro de administração da Petrobras, nomeado em janeiro de 2024, e integra o Comitê de Segurança, Meio Ambiente e Saúde da companhia. Entre julho de 2023 e janeiro de 2024, foi conselheiro de administração da Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA). Antes disso, atuou por mais de uma década como assessor jurídico na Câmara dos Deputados.
Advogado desde 2003, tem experiência em contencioso e consultivo nas áreas eleitoral, criminal, constitucional e cível. É bacharel em Direito pela Universidade Federal de Ouro Preto, especialista em Direito Penal e Processo Penal Aplicados e pós-graduado em Direito Penal Econômico pela Universidade de Coimbra/IBCCRIM. É membro de instituições jurídicas como ABRADEP, PLURIS, IBCCRIM e ICP.
Fernando Coelho Filho
Deputado federal (União-PE) desde 2023, Fernando Coelho Filho é o atual relator da comissão mista que analisa a Medida Provisória 1.300/2025, que reformula regras do setor elétrico.
Natural de Recife, é formado em Administração de Empresas pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), em São Paulo. Entre 2016 e 2018, foi Ministro do Ministério de Minas e Energia, alternando períodos no Executivo e retornos ao Parlamento.
Anderson Baranov
Anderson Baranov é CEO da Norsk Hydro Brasil e vice-presidente sênior de Relações Governamentais da Associação Brasileira dos Grandes Consumidores de Energia e Consumidores Livres (ABRACE). Também preside o Simineral e o Conselho da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL). Com mais de 30 anos de experiência no setor energético, possui pós-graduação em Administração de Materiais e Logística Empresarial, além de MBA em Políticas Públicas.
Rodrigo Simonato
Rodrigo Simonato é gerente executivo de Relações Institucionais da Tereos, líder global na produção de açúcar e etanol. Integra a diretoria da Associação Brasileira do Agronegócio e é conselheiro do Sindicato da Indústria do Açúcar do Estado de São Paulo.
Formado em Direito e Ciências Sociais, é pós-graduado em Direito Processual Civil e possui formação em desenvolvimento de gestão pela IESE Business School. Atua na promoção do desenvolvimento sustentável no agronegócio e no fortalecimento das relações institucionais do setor.
Gustavo Ataide
Gustavo Cerqueira Ataide é Secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento do Ministério de Minas e Energia. Servidor público federal desde 2010, integra a carreira de Analista de Infraestrutura do Ministério da Gestão, Inovação e Serviços Públicos.
É graduado em Engenharia Civil e mestrando em Economia e Finanças pela Fundação Getulio Vargas (FGV), além de especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental.
Adriano Pires
Adriano Pires é cofundador do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE) e possui mais de 30 anos de atuação no setor de energia. Doutor em Economia Industrial, tem passagem pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), onde contribuiu para o desenvolvimento de políticas e estudos estratégicos para o setor.
Alexandre Baldy
Alexandre Baldy de Sant’Anna Braga é vice-presidente da BYD e formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Foi ministro das Cidades, período em que comandou o programa Minha Casa, Minha Vida, a política de mobilidade urbana e o saneamento ambiental em todo o país. Nesse cargo, também foi subscritor do Marco Regulatório do Saneamento Básico.
Entre suas iniciativas, instituiu a CNH Digital e o CRLV Digital por meio do Denatran. Baldy também chefiou a Secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo, onde conduziu obras e serviços do Metrô, CPTM e EMTU.
Diego Andrade
Diego Andrade é Deputado Federal pelo (PSD-MG). Possui MBA em Gestão Empresarial, Fundação Getúlio Vargas (FGV) e formação em Administração de Empresas, Newton Paiva. Atualmente, Andrade preside a Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados.
Iuri Mendonça
Iuri Mendonça é CEO da Cemig SIM. Mendonça é formado em Administração, com vasta experiência no segmento de telecomunicações. Especialista em negócios, o executivo já passou pela Algar Telecom.
João Irineu
João Irineu é vice-presidente de Assuntos Regulatórios da Stellantis para a América do Sul. Engenheiro mecânico formado pela UFMG, é pós-graduado em Engenharia de Estruturas pela mesma instituição e em Engenharia Econômica pela Fundação Dom Cabral, e MBA em Gestão Empresarial, pela mesma instituição. Na FIAT atua nas áreas de desenvolvimento de produto, powertrain e chassis na América Latina.
Walter Fróes
Walter Fróes é CEO da CMU Comercializadora de Energia e pós-graduado em Engenharia Econômica e Financeira pela Fundação Dom Cabral. Atuou por 15 anos na Magnesita S.A., a maior empresa brasileira do setor, e foi vice-presidente da Abraceel (Associação Brasileira dos Comerciantes de Energia) por quatro mandatos consecutivos.
É também sócio do Balcão Comercial Brasileiro de Energia (BBCE), além de diretor da Associação Comercial e Empresarial de Minas Gerais (AC Minas) e do Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais do Sistema Fiemg (CIEMG).