Ouvindo...

Trump sugere repassar dinheiro das tarifas à classe média e baixa dos EUA

Conforme anúncio feito pelo presidente no último domingo (3), norte-americanos podem receber algum tipo de dividendo ou distribuição de dinheiro como resultado das tarifas impostas aos parceiros comerciais

Donald Trump, presidente dos EUA.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu que norte-americanos de classe média e baixa podem receber parte do valor arrecadado das tarifas impostas aos parceiros comerciais dos EUA.

Trump anunciou a possibilidade em uma conferência a jornalistas, no último domingo (3), em Nova Jersey. Segundo ele, “pode haver uma distribuição ou um dividendo para o povo de nosso país, eu diria que para as pessoas de renda média e baixa, poderíamos fazer um dividendo”.

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Pew Research Center, em 2023, cerca de 30% da população norte-americana integra a classe “baixa”. Outras pesquisas moram que o número chega a 40 milhões de pessoas.

Após o Tarifaço, que passaria a valer no dia 1º de agosto, o republicano chegou a firmar diversos acordos, entre eles, Trump anunciou um acordo com a União Europeia que reduz para 15% a tarifa sobre exportações do bloco europeu para os EUA. O Brasil não chegou a nenhum acordo.

Entre os países mais taxados, estão o Brasil, com 50%, a Síria, com 41%, seguida por Laos e Mianmar, ambos com taxas de 40%. Já os menos afetados foram o Reino Unido e as Ilhas Malvinas, os únicos até agora com taxas de 10%. Trump também anunciou um acordo com a Coreia do Sul de 15%.

Leia também

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo