Trump diz que ‘devolver Groenlândia à Dinamarca foi uma 'burrice': ‘Foram ingratos’
Presidente fez comentários contundentes sobre o território dinamarquês durante discurso em Fórum Econômico Mundial

Durante discurso no Fórum Mundial de Economia, em Davos, na Suíça, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, referiu-se à Groenlândia como um “grande pedaço de gelo” que “custa muito caro” e os dinamarqueses foram ingratos na relação com o país americano. “Depois da guerra nós devolvemos a Groenlândia para a Dinamarca, foi uma burrice, eles foram ingratos”, afirmou o governante.
Em uma fala inflamada no Fórum, Trump disse que “só os Estados Unidos podem assegurar a Groenlândia” e criticou a forma como a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) lida com a segurança do território. Destacou também a construção de bases militares no Ártico destinadas à Dinamarca e diz que o país “tentou” atuar na manutenção da área.
Trump ressaltou que não pretende usar força para anexar a Groenlândia e busca abrir negociações para adquirir o território. “Tudo que nós queremos é a Groenlândia”, disse de forma contundente, “nós nunca pedimos, nem recebemos nada, provavelmente nunca teremos, a não ser que eu decida usar a força excessiva onde ela seja imparável, mas não faremos isso”, completou em menção direta ao secretário-geral da Otan, Mark Rutte.
Leia também: ‘Sem os EUA, a Groenlândia estaria falando alemão’, diz Trump em discurso em Davos
Europa indo ‘na direção errada’
Em crítica voltada ao continente europeu, Trump disse “amar a Europa”, mas que ela “não está indo na direção correta”. O comentário foi em referência às movimentações de imigração em massa no território, constantemente combatidas nos Estados Unidos durante o atual governo.
Ainda chamou de “pessoas burras” quem adota o uso de usinas eólicas para geração de energia renovável. Segundo Trump, “essa busca pelo golpe verde é a maior enganação” e destacou a China como exemplo de país que vende a tecnologia, mas não a usa.
Gustavo Monteiro é estagiário do Portal Itatiaia e estudante de jornalismo na UFMG. Natural de Santos-SP, possui passagens pela Revista B&R e Secretaria do Estado de Minas de Comunicação Social.



