Trump chama resposta do Irã de 'muito fraca' e agradece aviso antes de bombardeio
Regime de Ali Khamenei atacou base americana no Catar com mísseis; no entanto, avisou sobre os ataques para evitar mortes

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, agradeceu ao Irã por avisar dos planos de atacar a base de Al Udeid, no Catar, nesta segunda-feira (23). O republicano também classificou o ataque como 'fraco', já que nenhum míssil atingiu as instalações - os disparos foram considerados como um 'aviso' de que o Irã não vai se render após os EUA terem atacado três instalações nucleares no fim de semana.
“Nenhum americano foi ferido, e quase nenhum dano foi causado. Quero agradecer ao Irã por nos avisar com antecedência, o que tornou possível que nenhuma vida fosse perdida e ninguém ficasse ferido”, escreveu Trump na rede social Truth Social.
- Ataque do Irã a base americana no Catar afetou voos e fechou espaço aéreo do Oriente Médio
- Mísseis lançados pelo Irã no Catar foram interceptados, diz porta-voz
- Catar condena ataque do Irã a bases americanas no país e diz ter ‘direito de resposta’
Apesar do aviso das autoridades iranianas, o ataque não surpreendeu os EUA. O país já esperava uma resposta à ofensiva realizada contra as bases nucleares iranianas no último sábado (21). Por isso, o exército americano retirou, por precaução, os aviões da base de Al Udeid na semana passada. Imagens de satélite mostram o pátio da base americana vazio já na última quinta-feira (19).
Aviso
Fontes da CNN Internacional ligadas a Teerã afirmam que a intenção do país era minimizar as baixasno Catar e preservar uma saída diplomática do conflito, mas ao mesmo tempo demonstrar o poderio militar.
Após a ofensiva, o Irã afirmou que “jamais deixará qualquer agressão contra sua integridade territorial, soberania ou segurança nacional sem resposta”.
Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.
Enzo Menezes é chefe de reportagem do portal da Itatiaia desde 2022. Mestrando em Comunicação Social na UFMG, fez pós-graduação na Escola do Legislativo da ALMG e jornalismo na Fumec. Foi produtor e coordenador de produção da Record e repórter do R7 e de O Tempo



