Tensão: Trump diz que ataques em terra 'devem começar em breve'
Declaração foi feita durante reunião com secretários de governo nesta terça (2); presidente dos EUA defendeu ações contra barcos usados supostamente para narcotráfico

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira (2) que os Estados Unidos começarão ataques contra alvos do narcotráfico "em terra" em breve. A declaração foi realizada durante reunião com secretários de governo.
"Estamos realizando esses ataques e vamos começar a realizá-los também em terra. Sabe, em terra é muito mais fácil, muito mais fácil", destacou Trump. O mandatário não citou diretamente onde esses ataques ocorreriam.
"Conhecemos as rotas que percorrem, sabemos tudo sobre eles. Sabemos onde vivem. Sabemos onde vivem os criminosos. E vamos começar isso muito em breve também", adicionou.
Há semanas, Trump considera atacar pessoas na Venezuela. Ação representaria uma escalada em relação à campanha que se concentrou exclusivamente em atacar barcos de supostos traficantes.
Os comentários feitos por ele nesta terça (2) são similares aos que fez na última quinta-feira (27) , quando disse aos militares durante uma ligação de Ação de Graças que os esforços para ataques terrestres começarão "muito em breve".
O republicano também não descarta a possibilidade de atingir pessoas em países além da Venezuela, caso o governo determine que elas estejam traficando drogas para os EUA. “Qualquer pessoa que esteja fazendo isso e vendendo em nosso país está sujeita a ataques”, disse Trump.
Tensão com a Venezuela
Desde agosto, quando sete navios de guerra foram enviados para águas internacionais no Caribe, mais de 80 pessoas já morreram em ataques dos EUA. Enquanto o Pentágono alega que está combatendo o narcotráfico, especialistas apontam que atuação do país equivale a execuções extrajudiciais, mesmo que tenham criminosos como alvos.
O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, afirmou nesta terça-feira (2) que o país está "apenas começando" os ataques contra embarcações de supostos narcotraficantes no Caribe e no Pacífico.
"Estamos apenas começando a atacar barcos do narcotráfico e a enviar os narcoterroristas para o fundo do oceano porque eles vêm envenenando o povo americano", disse Hegseth durante uma reunião de gabinete.
"Tivemos uma pequena pausa porque é difícil encontrar barcos para atacar neste momento, o que é exatamente o objetivo, não? A dissuasão tem que ser importante", acrescentou.
Hegseth e o governo do presidente Donald Trump são alvos de críticas desde o início dos ataques. Recentemente, as forças americanas realizaram um segundo ataque contra uma suposta lancha usada por traficantes. A ação tinha como objetivo eliminar sobreviventes.
Tanto a Casa Branca quanto o Pentágono asseguram que Hegseth não teve relação com essa decisão, que, segundo legisladores, poderia constituir um crime de guerra, e responsabilizam o almirante que supervisionou a operação.
Com informações de CNN Internacional
Jornalista formada pelo UniBH, é apaixonada pelo dinamismo do factual e pelo poder das histórias bem narradas. Com trajetória que inclui passagens pelo Sistema Faemg Senar, jornal Estado de Minas e g1 Minas, possui experiência em múltiplas plataformas e linguagens. Atualmente, integra a redação da Rádio Itatiaia, onde acompanha os principais acontecimentos de Minas Gerais, do Brasil e do mundo



