Belo Horizonte
Itatiaia

Putin reconhece ‘certa escassez’ de combustível após ataques da Ucrânia

Presidente Russo afirmou que não é algo crítico, mas reconheceu o problema na infraestrutura energética

Por
Vladimir Putin, presidente da Rússia
X/ President of Russia

Vladimir Putin, presidente da Rússia, reconheceu nesse domingo (28) que o país enfrenta "certa escassez" de combustível causada pelos ataques ucranianos contra infraestruturas russas de hidrocarbonetos, com o objetivo de enfraquecer a ofensiva de Moscou.

"No que diz respeito aos ataques contra a infraestrutura crítica em geral, e à infraestrutura energética em particular, é claro que esses ataques às nossas instalações de infraestrutura criam problemas, isso é evidente. No momento, estamos observando certa escassez, mas ela não é crítica", afirmou Putin em uma entrevista publicada pelo Kremlin.

Putin afirmou ainda que a primeira tarefa das autoridades é ampliar as capacidades de defesa aérea e garantir o abastecimento de combustível, particularmente na Crimeia.

A península da Crimeia, anexada por Moscou em 2014, foi declarada em "situação de emergência" na sexta-feira (26), devido à onda de ataques de Kiev, que obrigou as autoridades a suspender a venda de combustível e impor cortes no fornecimento de energia elétrica.

Horas antes, o presidente russo havia prometido "garantir" a segurança do país e enfrentar os "desafios" representados pelos ataques durante um congresso de seu partido, Rússia Unida, convocado antes das eleições parlamentares de setembro. "Sem dúvida superaremos todos os desafios que enfrentamos hoje, incluindo os ataques terroristas contra nosso território e nossa infraestrutura", declarou o presidente.

Em contrapartida, a Ucrânia intensificou sua campanha de ataques aéreos nos últimos meses, direcionados tanto contra a Rússia quanto contra as regiões ucranianas controladas por Moscou.

Os esforços diplomáticos, com mediação dos Estados Unidos, para pôr fim ao conflito permanecem, por enquanto, paralisados.

Por

Maria Luíza Mendes é estagiária do portal Itatiaia e estudante de jornalismo na PUC Minas. Apaixonada por esportes e entretenimento, Maria possui experiência anteriores em outros portais online e na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.