Itatiaia

Passageiro é amarrado com fita após ataque racista e agressão em voo nos EUA

Caso foi registrado em um voo entre Dallas, no Texas, e Newark, em Nova Jersey; testemunhas relataram que caos começou cerca de duas horas após a decolagem, quando ele passou a gritar e xingar repentinamente

Por
Dois passageiros que estavam sentados duas fileiras à frente do homem disseram à TV CBS que intervieram para ajudar a contê-lo usando fita adesiva e abraçadeiras de plásticos, fornecidas por uma comissária de bordo
Dois passageiros que estavam sentados duas fileiras à frente do homem disseram à TV CBS que intervieram para ajudar a contê-lo usando fita adesiva e abraçadeiras de plásticos, fornecidas por uma comissária de bordo • Reprodução/Redes Sociais

Um homem foi amarrado com fita adesiva em uma poltrona durante um voo, após gritar e atacar um passageiro, além de proferir xingamentos racistas e homofóbicos. O caso foi registrado na quinta-feira (3), em um voo entre Dallas, no Texas, e Newark, em Nova Jersey, nos Estados Unidos.

Testemunhas relataram à TV norte-americana CBS que o comportamento do homem estava colocando todos em risco. O caos começou cerca de duas horas após a decolagem, quando ele passou a gritar e xingar repentinamente, sem ter sido provocado.

"Foi como se tivesse ligado um interruptor, de repente, tudo passou do silêncio para gritos e caos. Me virei para olhar e o pobre senhor que estava sentado ao lado dele, no corredor, estava sendo agredido por um indivíduo que o estava agarrando pelo pescoço", relatou um passageiro identificado como Juan Mejia.

Mejia contou, ainda, que o homem utilizou a "n-word" — termo extremamente ofensivo e racista, que ganhou força nos EUA durante o período da escravização para desumanizar e inferiorizar pessoas negras — para se referir à comissária de bordo.

Dois passageiros que estavam sentados duas fileiras à frente do homem disseram à TV CBS que intervieram para ajudar a contê-lo usando fita adesiva e abraçadeiras de plásticos, fornecidas por uma comissária de bordo.

"Ele moreu minha mão, deixando marcas dos dentes. Ficamos cobertos de sangue", disse Mejia. "Ele estava sangrando bastante por causa dos cortes que fez em si mesmo", acrescentou.

Após o caso, a aeronave foi desviada para Baltimore, Maryland. No local, agentes do FBI e da polícia local desamarraram e detiveram o passageiro. A identidade do homem não foi divulgada.

Por

Estudante de jornalismo pela PUC Minas, Júlia Melgaço trabalhou como repórter do caderno de Gerais no jornal Estado de Minas. Também já passou por veículos de rádio e televisão. Na Itatiaia, cobre Minas Gerais, Brasil e Mundo.

 

 

Belo Horizonte