Montanha-russa famosa é fechada nos EUA após relatos de graves lesões cerebrais
Atração estava fechada desde julho, quando duas mulheres foram hospitalizadas após utilizar o brinquedo

O parque de diversões Six Flags Magic Mountain, na Califórnia, nos Estados Unidos, anunciou o fechamento definitivo da montanha-russa X2, uma das principais atrações do local. A decisão ocorre após processos judiciais que relacionam o brinquedo a casos de lesões cerebrais graves.
A atração estava fechada desde 12 de julho, depois que duas mulheres precisaram ser levadas ao hospital após utilizarem a montanha-russa em um intervalo de menos de uma semana.
Uma delas, Naomi Greer-Wilkinson, de 25 anos, desmaiou pouco depois do fim do passeio. Ela foi diagnosticada com uma hemorragia cerebral grave e precisou passar por uma cirurgia de emergência. Segundo a família, Naomi permanece hospitalizada, em estado vegetativo e dependente de um respirador. Os familiares entraram com uma ação judicial contra o Six Flags.
Os advogados de Naomi afirmam que mais de 100 pessoas relataram ter sofrido lesões cerebrais associadas à atração nos últimos dois anos. Segundo eles, novos processos devem ser apresentados nas próximas semanas.
Morte de jovem também resultou em processo
O Six Flags também chegou recentemente a um acordo em um processo movido pela família de Christopher Hawley, de 22 anos, que morreu em 2022, um dia depois de andar na X2.
O jovem foi levado ao hospital após o passeio com uma hemorragia cerebral grave. Segundo o Instituto Médico Legal, a causa da morte foi um traumatismo craniano contuso. O processo por homicídio culposo foi encerrado por meio de um acordo no fim de agosto, poucos dias antes do início previsto do julgamento.
Parque afirma que atração passou por testes de segurança
Em comunicado, o presidente do Six Flags Magic Mountain, Brian Oerding, afirmou que a X2 foi submetida regularmente a testes de segurança. “Embora a X2 tenha sido aprovada consistentemente em uma série de testes de segurança, decidimos fechar a atração porque acreditamos que é a coisa certa a se fazer”, afirmou.
Segundo Oerding, a segurança dos brinquedos é uma prioridade para o parque e a empresa levou em consideração a confiança dos visitantes ao decidir pelo encerramento da atração.
Como era a montanha-russa X2
De acordo com informações do Six Flags Magic Mountain, a X2 atingia 122 km/h e tinha aproximadamente 1,1 mil metros de extensão. A atração contava com assentos capazes de girar 360 graus durante o percurso. O trajeto também incluía duas chamadas “curvas corvo”, que combinam uma meia-volta com uma queda vertical.
A montanha-russa foi inaugurada em 2002, com o nome de X. Na época, era apresentada como a primeira montanha-russa de “quarta dimensão” do mundo.
Em 2008, a atração foi reaberta como X2, após receber novos trens e efeitos especiais. O brinquedo se tornou conhecido entre os visitantes em busca de atrações de alta intensidade e conquistou uma base de fãs ao longo dos anos.
Acompanhe as últimas notícias produzidas pelo Estadão Conteúdo, publicadas na Itatiaia.


