Papa Francisco tem pneumonia bilateral: 'quadro complexo', diz Vaticano
Pontífice argentino está internado em Roma desde a última sexta-feira (14); ele permanecerá no hospital pelo tempo que for necessário

O Papa Francisco foi diagnosticado com pneumonia bilateral na tarde desta terça-feira (18), segundo novo boletim do Vaticano.
O nome bilateral - ou pneumonia dupla - se dá pois ela afeta os dois pulmões, sendo mais grave que a pneumonia comum.
'A tomografia computadorizada no tórax a que o Santo Padre foi submetido nesta tarde, prescrita pela equipe de saúde do Vaticano e pela equipe médica da Fundação Policlínica "A. Gemelli", mostrou o aparecimento de uma pneumonia bilateral que exigiu uma terapia farmacológica adicional', informou o Vaticano nas redes sociais.
Francisco está internado há 5 dias e deu entrada em um hospital de Roma na última sexta-feira (14) devido a uma bronquite. Na segunda (17), o Vaticano informou que o papa estava com infecção polimicrobiana.
Apesar do quadro complexo, o papa está de bom humor, segundo o Vaticano.
'Esta manhã, ele recebeu a Eucaristia e, durante o dia, alternou o repouso com a oração e a leitura de textos. Ele agradece a proximidade que sente neste momento e pede, com coração agradecido, que se continue a rezar por ele', concluiu.
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde



