Itatiaia

Novo líder do Irã tem rosto desfigurado após ataque e levanta dúvidas sobre saúde

Ferido na ofensiva que matou seu pai, Mojtaba Khamenei governa à distância enquanto país enfrenta tensão internacional, segundo agência

Por
Um manifestante segura um retrato do recém-nomeado líder supremo do Irã, o aiatolá Mojtaba Khamenei.
AFP

O novo líder supremo do Irã, Mojtaba Khamenei, ainda se recupera de ferimentos graves após o ataque aéreo que matou seu pai no início da guerra. Segundo fontes próximas ao seu círculo, o político teve o rosto desfigurado e sofreu lesões significativas nas pernas. A condição de saúde do líder levanta dúvidas sobre sua capacidade de governar em um momento considerado crítico para o país, que enfrenta um dos períodos mais tensos das últimas décadas. Neste sábado (11), começam negociações de paz consideradas de alto risco na capital paquistanesa, Islamabad.

De acordo com a agência Reuters, três pessoas contaram que o ataque atingiu o complexo do líder supremo no centro de Teerã. Além das lesões faciais, há relatos de danos severos em uma das pernas.

Apesar da gravidade, Khamenei, de 56 anos, estaria lúcido e participando ativamente das decisões do governo. Ainda segundo a agência, ele tem se reunido com autoridades por videoconferência e acompanha temas centrais, como a condução da guerra e negociações com os Estados Unidos.

Até o momento, o paradeiro e o estado clínico de Khamenei não foram confirmados oficialmente. Não há divulgação de imagens, vídeos ou áudios desde o ataque ocorrido em 28 de fevereiro, data em que também morreu seu pai e antecessor, Ali Khamenei.

A missão iraniana na Organização das Nações Unidas não respondeu aos questionamentos sobre os ferimentos ou a ausência pública do líder. Em março, o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, afirmou que o líder estava “ferido e provavelmente desfigurado”. Já a CIA não comentou o caso.

Especialistas avaliam que, mesmo mantendo participação nas decisões, o novo líder pode enfrentar dificuldades para consolidar poder. Para Alex Vatanka, a autoridade de Mojtaba Khamenei ainda está em construção.

“Ele será uma voz importante, mas não necessariamente a decisiva neste momento”, afirmou. Fontes próximas indicam que imagens do líder podem ser divulgadas nas próximas semanas, caso haja melhora no quadro de saúde e nas condições de segurança.

Por

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o Tá Sabendo no Instagram da Itatiaia.