Belo Horizonte
Itatiaia

Nicolás Maduro mantém bloqueio da rede social 'X' na Venezuela: 'Fora Elon Musk e fora X da América Latina'

Presidente da Venezuela manteve bloqueio instaurado no dia 8 de agosto deste mês

Por
Divulgação | AFP

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, manteve o bloqueio da rede social X, antigo Twitter, no país nesta terça-feira (20). No dia 8 de agosto deste mês ele suspendeu o funcionamento da plataforma no país alegando que ela é utilizada para 'campanhas de ódio' contra ele.

Leia mais:

Conforme a AFP, jornalistas da agência de notícias confirmaram que a rede social somente tem funcionado no país via VPN. Apenas uma das operadoras do pais conseguia acessar o site, contudo a conexão era instável e não permitia a visualização de fotos ou o acesso a links.

"O único que se beneficia (da extensão do bloqueio) é o regime de Nicolás Maduro porque lhe permite continuar manipulando a narrativa de tudo o que acontece no país e deixar a população no escuro", disse o jornalista e ativista Melanio Escobar, da ONG "Redes Ayudas", dedicada à promoção da liberdade de expressão.

Maduro afirmou, ao anunciar a suspensão temporária do X, que o órgão responsável pelas telecomunicações (Conatel) havia recomendado que fosse uma "medida definitiva".

As redes sociais são cruciais no acesso à informação na Venezuela, em um clima de censura e autocensura nos veículos de comunicação tradicionais e de bloqueio de portais de informação crítica.

De fato, é o primeiro canal de divulgação de mensagens da oposição liderada por María Corina Machado e seu candidato Edmundo González Urrutia, que reivindica a vitória nas eleições de 28 de julho.

Maduro era usuário assíduo do X, mas fez sua última publicação no dia 8 de agosto. Empresas estatais como a petrolífera PDVSA, ministérios e até canais de televisão públicos como a VTV também deixaram de usar a plataforma e migraram para canais do Telegram.

Além disso, o Parlamento, controlado pelo chavismo no poder, debate uma lei para regular as redes sociais.

*Com informações da AFP

Por

Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento