Belo Horizonte
Itatiaia

Mulher é presa após vender o próprio bebê no Facebook e tenta reverter o negócio

Ela enfrenta, na Justiça, acusação de tráfico de crianças; o “negócio” não teve retorno financeiro nem devolução do bebê

Por
pés bebê
Reparação fixada pela Justiça é de R$ 10 mil • Pixabay

Uma jovem de 23 anos, cuja identidade não foi divulgada, está sendo acusada de tráfico de crianças após vender seu bebê de oito meses no Marketplace do Facebook e, posteriormente, tentar recuperá-lo. O caso ocorreu em outubro, na África do Sul, e foi noticiado na imprensa internacional na sexta-feira (15), de acordo com o blog Page Not Found.

A mãe, que mora na cidade de Mabopane, se disse arrependida da decisão e disse que a tomou devido a dificuldades financeiras. Uma semana após a entrega do bebê, ela procurou a mulher que o havia comprado para pedir a devolução. A publicação detalha que, segundo o jornal Mirror, a compradora se recusou a devolver a criança.

O capitão Tintswalo, porta-voz da polícia sul-aricana, confirmou que o caso foi registrado em 19 de outubro e que a mãe foi presa no mesmo dia, comparecendo ao Tribunal de Magistrados de Ga-Rankuwa em 21 de outubro.

Sivenathi Gunya, porta-voz da North West National Prosecuting Authority (NPA), detalhou: "É alegado que ela anunciou sua filha para venda no Facebook Marketplace e uma mulher demonstrou interesse, pegou a criança e prometeu dar à mãe R$ 1.000 mensais até que ela se recuperasse. Mas ela não pagou o dinheiro e não pode ser rastreada", disse a autoridade em trecho destacado pelo Page Not Found

A mãe foi liberada sob fiança e a próxima audiência foi marcada para 6 de fevereiro do ano que vem, informa o blog.

Por

Jornalista graduado com ênfase em multimídia pelo Centro Universitário Una. Com mais de 10 anos de experiência em jornalismo digital, é repórter do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Antes, foi responsável pelo site da Revista Encontro, e redator nas agências de comunicação Duo, FBK, Gira e Viver.