Itatiaia

Morre Hage Geingob, presidente da Namíbia e ativista na luta contra o Apartheid

Geingob foi primeiro ministro do país africano por 12 anos

Por
Presidente da Namíbia morreu neste domingo (4) • Redes Sociais/Reprodução

O presidente da Namíbia, Hage Geingob, morreu neste domingo (4), aos 82 anos, em um hospital da capital Windhoek, onde recebia tratamento contra o câncer, anunciou a presidência do país sul-africano em um comunicado.

Geingob foi primeiro-ministro durante 12 anos, um recorde de longevidade no país, antes de se tornar seu terceiro presidente em 2014 e o primeiro que não pertencia ao grupo étnico majoritário Ovambo.

O texto pediu calma e serenidade, "enquanto o governo se ocupa de todas as disposições, preparativos e outros protocolos estatais necessários".

Em janeiro, o gabinete presidencial havia anunciado que uma biópsia durante um exame médico de rotina revelou a presença de "células cancerígenas" no organismo do chefe de Estado.

País semidesértico da África Austral, a Namíbia foi um dos últimos Estados do continente a alcançar a independência, em 1990.

As eleições presidenciais e legislativas foram marcadas para o final do ano.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Por

Agence France-Presse é uma agência de notícias francesa, a AFP cobre a atualidade mundial com uma qualidade única de produção multimídia em vídeos, textos, fotos e infográficos em seis línguas.