Milei negocia com Trump isenção de visto para argentinos entrarem nos EUA
Atualmente, o Chile é o único país da América Latina que faz parte do programa que permite a entrada de cidadãos sem visto em território estadunidense

O governo de Javier Milei, presidente da Argentina, anunciou nesta segunda-feira (28) que o país deu entrada no processo de isenção de visto para os Estados Unidos, chamado Visa Waiver Program.
Na prática, isso significa que, se aprovado, os argentinos não irão precisar mais de visto para entrar em território estadunidense, podendo permanecer no país, legalmente, por até 90 dias a negócios ou turismo.
Na Casa Rosada, sede do Poder Executivo da Argentina, em Buenos Aires, Milei recebeu a secretária de Segurança Nacional dos EUA, Kristi Noem, responsável por implementar políticas migratórias durante o governo Trump.
Em comunicado oficial, o gabinete de Milei afirmou que o pedido não garante a entrada no programa e que, para ser aprovado, o país precisará cumprir "altos padrões internacionais em seus procedimentos migratórios".
Visa Waiver Program
O programa de isenção de visto, segundo a descrição do governo estadunidense, permite que "a maioria dos cidadãos de países participantes" visite os Estados Unidos para turismo ou negócios por um período de até 90 dias, sem a necessidade de visto. Os turistas, no entanto, precisam preencher o Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem (ESTA, em inglês) com antecedência de até 90 dias da viagem.
O preenchimento do formulário inclui uma taxa de US$ 21, equivalente a R$ 114.
Atualmente, apenas 42 países participam do Visa Waiver Program, sendo o Chile o único da América Latina.
Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem anterior pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, integra a cobertura da editoria de Política.



