Belo Horizonte
Itatiaia

Mais de 50 baleias-piloto morrem após encalharem em praia na Austrália

Cientistas não sabem explicar por que elas encalham, mas uma hipótese é de que as manadas se aproximem demais da costa para se alimentar

Por
Autoridades disseram nesta quarta-feira (26) que esperam que outras 45 cetáceos sobrevivam
Autoridades disseram nesta quarta-feira  • AFP PHOTO / ABC TV Australia

Cinquenta e uma baleias-piloto morreram depois de encalharem em uma praia no oeste da Austrália, mas as autoridades disseram nesta quarta-feira(26) que esperam que outros 45 cetáceos sobrevivam.

A manada, de quase cem baleias-piloto foi avistada na terça-feira na praia Cheynes, 400 km ao sudeste de Perth. Apesar dos esforços de voluntários e especialistas, dezenas morreram durante a noite.

Peter Hartley, que supervisiona as operações de resgate, indicou que as baleias estavam sendo monitoradas por especialistas e, assim que se recuperassem, seriam conduzidas por voluntários em caiaques ao alto-mar.

"Estamos otimistas, temos que ser otimistas", declarou, admitindo que a situação é "altamente estressante para todos, voluntários e funcionários".

Um porta-voz do serviço de Parques e Meio Ambiente indicou que o departamento recebeu "centenas de ofertas de ajuda", mas que contava com voluntários suficientes, por isso a população deveria manter-se "afastada da praia por razões de segurança".

"Na área de resgaste há vários riscos, incluindo baleias grandes, angustiadas e possivelmente doentes, tubarões, ondas, maquinaria pesada e barcos", explicou.

Este fenômeno é comum na Austrália e Nova Zelândia.

Em outubro de 2020, cerca de 500 baleias-piloto morreram após encalharem nas Ilhas Chatham, um arquipélago remoto da Nova Zelândia.

Os cientistas não conseguiram explicar porque elas encalham, mas alguns pesquisadores apontam que pode ser devido a fato de as manadas se aproximarem demais da costa para se alimentar.

Por

Agence France-Presse é uma agência de notícias francesa, a AFP cobre a atualidade mundial com uma qualidade única de produção multimídia em vídeos, textos, fotos e infográficos em seis línguas.