“Uma forte explosão foi ouvida” neste domingo (22) na província de Bushehr, no sul do Irã, local da única usina nuclear do país. Nas últimas horas, os Estados Unidos bombardearem diversas instalações nucleares iranianas.
O jornal Shargh informou que dois locais ao redor da cidade de Bushehr foram “atacados pelo regime sionista”. Agências de notícias iranianas também relataram outra explosão na província central de Yazd.
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) havia alertado no sábado que um ataque à usina resultaria em “uma liberação muito alta de radioatividade” por “centenas de quilômetros”. No entanto, não foi informado se houve, de fato, liberação de radioatividade após o ataque de Trump.
Escalada do Conflito
Os Estados Unidos bombardearam três instalações-chave do programa nuclear iraniano, ataques que Teerã alertou que teriam “consequências eternas”. Esta escalada marca o décimo dia da guerra entre Irã e Israel.
O presidente Donald Trump afirmou que as instalações nucleares iranianas foram “completamente” destruídas e ameaçou com novos ataques se Teerã não buscasse a paz.
Nos últimos dez dias, bombardeios israelenses atingiram centenas de instalações militares e nucleares na República Islâmica, resultando na morte de militares de alta patente e cientistas envolvidos no programa nuclear.
O Irã, que nega buscar armas nucleares e defende seu direito de prosseguir com um programa nuclear civil, respondeu com lançamentos de mísseis e drones. A maioria desses foi interceptada pelos sistemas de defesa aérea israelenses.