Itatiaia

Irã acusa Estados Unidos de atacar usina nuclear em construção

Teerã afirma que bombardeio atingiu a usina nuclear de Darkhovin, no sul do país; EUA ainda não comentaram a acusação

Por
Motoristas trafegam por uma via expressa enquanto colunas de fumaça se elevam após um ataque em Teerã, em 5 de março de 2026
Motoristas trafegam por uma via expressa enquanto colunas de fumaça se elevam após um ataque em Teerã • AFP

O Irã acusou os Estados Unidos de atacar uma usina nuclear em construção no sul do país na madrugada deste domingo (19). Segundo a Organização de Energia Atômica do Irã, o bombardeio atingiu a usina de Darkhovin, um dos principais projetos nucleares iranianos em desenvolvimento.

De acordo com as autoridades iranianas, o ataque ocorreu na área onde a usina está sendo construída. O empreendimento fica próximo à fronteira com o Iraque e integra o plano do governo de ampliar a capacidade de geração de energia nuclear do país.

A usina nuclear de Darkhovin começou a ser preparada em 2022, com o início das obras de infraestrutura. Apesar disso, a construção da instalação ainda não havia sido concluída.

Até a publicação desta reportagem, os Estados Unidos não haviam se manifestado sobre a acusação feita pelo governo iraniano. A CNN informou que procurou o Comando Central das Forças Armadas dos EUA (Centcom), mas não recebeu resposta.

A denúncia ocorre em meio à escalada do conflito no Oriente Médio, que já ultrapassou as fronteiras de Israel e Irã e aumentou a tensão na região. Ataques contra instalações militares e estratégicas têm elevado o temor de uma ampliação da guerra e de novos impactos na segurança e na economia mundial.

Por

Acompanhe as últimas notícias produzidas pela CNN Brasil, publicadas na Itatiaia.

 

 

Belo Horizonte