Furacão Polo atinge o México com ventos fortes e risco de inundações
Fenômeno chegou ao país na madrugada desta terça-feira (29), provocou cortes de energia e elevou o nível do mar na Baixa Califórnia do Sul

O furacão Polo atingiu o México na madrugada desta terça-feira (29), levando ventos intensos, cortes de energia elétrica e risco de inundações para comunidades da Baixa Califórnia do Sul.
O fenômeno chegou à região como um furacão entre as categorias 2 e 3 da escala Saffir-Simpson, que vai até a categoria 5. O olho do furacão passou ao sul de Las Barrancas, a cerca de 180 quilômetros de Puerto San Carlos.
Em Puerto San Carlos, uma cidade com aproximadamente 6 mil habitantes, a elevação do nível do mar rompeu trechos de uma barreira de areia usada como contenção. As autoridades alertaram para a possibilidade de inundações.
A região depende principalmente do turismo, especialmente de atividades de pesca e observação de baleias.
Moradores deixam casas
Diante do risco, alguns moradores foram encaminhados para um abrigo instalado em uma escola. Outros deixaram a cidade por conta própria, enquanto algumas famílias decidiram permanecer em casa.
Entre os moradores que optaram por ficar está Salvador Palma. Ele contou que já permaneceu na cidade durante outros furacões e decidiu continuar em casa com a família.
As autoridades não podem obrigar os moradores a deixar suas residências, mesmo diante dos alertas de risco.
Furacão mudou de intensidade
Polo apresentou mudanças significativas de intensidade desde o início da formação. O fenômeno chegou a atingir categorias mais altas antes de perder força ao se aproximar da costa.
As previsões iniciais indicavam que o furacão chegaria ao México como categoria 1. O alerta para a passagem do fenômeno também foi ampliado para Sonora, no México continental.
A Baixa Califórnia do Sul está entre as regiões mexicanas mais expostas à passagem de ciclones tropicais.
Quase 7 mil militares são mobilizados
As forças militares deslocaram cerca de 7 mil agentes para a Baixa Califórnia do Sul para atuar durante a passagem do furacão.
Como medida preventiva, as aulas e o trabalho presencial de funcionários públicos foram suspensos. As atividades marítimas também foram interrompidas, e o acesso às praias está proibido.
Moradores reforçaram portas e janelas para tentar proteger as casas dos ventos fortes. Em Puerto San Carlos, comerciantes e trabalhadores ligados ao turismo acompanham os efeitos do fenômeno enquanto as autoridades mantêm os alertas para ventos, elevação do nível do mar e possíveis alagamentos.
Jornalista graduada na PUC Minas. Trabalhou como repórter do caderno Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, produziu conteúdos para as editorias Turismo, Gastronomia e Emprego/ Concursos. Atualmente, colabora com as editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo.



