DJs levam música a negócios tradicionais para ajudar a revitalizar bairros no Japão
Grupo transforma locais como casas de banho centenárias, oficinas de tingimento, fábricas de tofu, arrozais e até trens rurais em cenários para apresentações

Um coletivo de jovens japoneses tem usado apresentações de DJs em estabelecimentos tradicionais para atrair novos visitantes e valorizar comércios ameaçados pelo envelhecimento da população e pelas transformações urbanas no Japão.
Batizado de Login.jp, o grupo transforma locais como casas de banho centenárias, oficinas de tingimento, fábricas de tofu, arrozais e até trens rurais em cenários para apresentações musicais temporárias. As performances são gravadas e publicadas no YouTube, em uma iniciativa que os criadores definem como uma forma de "arquivar digitalmente" esses espaços e preservar suas histórias.
Um dos vídeos mais recentes foi gravado em uma casa de banho pública no distrito de Sumida, em Tóquio. Enquanto um DJ se apresentava, frequentadores utilizavam normalmente o local, criando um contraste entre tradição e música eletrônica.
Os idealizadores do projeto, Jun Kim, de 21 anos, e Rihito Mizoguchi, de 20, afirmam que a iniciativa nasceu do desejo de aproximar os jovens da cultura local. Kim, descendente de coreanos, e Mizoguchi, que viveu parte da infância nos Estados Unidos, dizem que a experiência fora do país os fez enxergar com mais atenção o valor do patrimônio cultural japonês.
Segundo eles, cada gravação exige um trabalho de aproximação com os proprietários dos estabelecimentos para compreender a história e a importância de cada negócio para a comunidade.
Além de divulgar os espaços, o projeto busca criar novas experiências culturais. Para o DJ Zendo, que participou de uma apresentação em uma casa de banho, o ambiente proporciona uma relação diferente com a música em comparação às casas noturnas tradicionais.
Inicialmente receoso, o proprietário da casa de banho Denki-yu, Katsuhito Okubo, afirmou que aceitou a proposta ao perceber que o coletivo estava interessado em compreender a história do local e não apenas utilizá-lo como cenário.
Responsável pelo estabelecimento, que pertence à família há quatro gerações, Okubo destaca que as tradicionais casas de banho públicas continuam sendo importantes espaços de convivência, onde diferentes gerações compartilham o mesmo ambiente e aprendem a respeitar umas às outras.
A iniciativa também tem ajudado pequenos comerciantes a ganhar visibilidade. Um dos vídeos publicados pelo Login.jp, gravado em uma papelaria, ultrapassou dois milhões de visualizações no YouTube. Após a repercussão, o proprietário relatou que recebeu novos clientes interessados não apenas em conhecer a loja, mas também em ouvir a história do negócio.
Jornalista graduada na PUC Minas. Trabalhou como repórter do caderno Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, produziu conteúdos para as editorias Turismo, Gastronomia e Emprego/ Concursos. Atualmente, colabora com as editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo.



