Itatiaia

Ataque a tiros em festa rave na Suíça deixa uma mulher morta e cinco feridos

Vítima de 22 anos era italiana; polícia realiza operação para localizar suspeitos após disparos durante festival de música eletrônica em Aarau

Por
Flores são colocadas em uma fonte após um ataque a tiros em uma festa rave em Aarau, no norte da Suíça, em 30 de agosto de 2026. Uma pessoa morreu e outras cinco ficaram feridas, algumas delas em estado grave, segundo a polícia local • Harold CUNNINGHAM/AFP

Um ataque a tiros durante uma festa de música eletrônica deixou uma mulher morta e cinco pessoas feridas em Aarau, na Suíça, na madrugada deste domingo (30). A vítima tinha 22 anos e era cidadã italiana. Entre os feridos estão quatro homens e uma mulher, com idades entre 24 e 27 anos.

O tiroteio aconteceu antes das 3h, próximo ao Aarauer Rave, festival anual de música techno que reuniu cerca de 3.500 pessoas no hipódromo da cidade entre a tarde de sábado (29) e a madrugada de domingo.

Segundo a polícia do cantão de Argóvia, a mulher morreu em decorrência dos ferimentos. As outras cinco vítimas foram encaminhadas para hospitais e apresentam ferimentos classificados entre leves e graves.

A nacionalidade italiana da vítima foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores da Itália.

Polícia procura suspeitos

Após o ataque, as autoridades suíças iniciaram uma operação de larga escala para localizar os suspeitos. A polícia reforçou o efetivo não apenas em Aarau, mas também em outras regiões, como medida de precaução.

Policiais armados foram vistos nas proximidades do local do ataque e ao longo de uma rodovia que fica a até 30 quilômetros da cidade. Um helicóptero militar Super Puma também foi mobilizado na capital do cantão de Argóvia, além de equipes de resgate, bombeiros e paramédicos.

A polícia ainda não informou quantos suspeitos estão sendo procurados nem qual tipo de arma foi utilizado no ataque.

As circunstâncias do crime continuam sendo investigadas.

Testemunhas relatam correria

O ataque aconteceu enquanto o festival estava em andamento. Segundo relatos publicados pelo jornal suíço Blick, algumas pessoas inicialmente confundiram o barulho dos disparos com fogos de artifício.

Quando perceberam que se tratava de tiros, parte do público correu e procurou abrigo em um ginásio próximo. Uma testemunha relatou ter ouvido uma sequência de disparos.

Uma moradora de Aarau também publicou nas redes sociais um vídeo em que aparecem ruas praticamente vazias. Ao fundo, é possível ouvir sons secos e agudos semelhantes a tiros.

Polícia pede imagens do ataque

A polícia cantonal de Argóvia abriu uma investigação e orientou a população a não se aproximar da área onde ocorreu o ataque.

As autoridades também pediram que pessoas que tenham fotografias ou vídeos feitos durante o incidente enviem o material por meio do perfil oficial da polícia no Instagram.

A investigação continua para esclarecer a motivação do ataque, identificar os responsáveis e determinar exatamente como os disparos ocorreram.

*Com AFP News

Por

Jornalista graduada na PUC Minas. Trabalhou como repórter do caderno Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, produziu conteúdos para as editorias Turismo, Gastronomia e Emprego/ Concursos. Atualmente, colabora com as editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo.

 

 

Belo Horizonte