O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que considera o novo caça militar, batizado de F-47, que será produzido pela Boeing, como “o mais letal já criado” e será a “mais fatal arma” a ser usada pelo país.
O anúncio da aeronave foi feito na sexta-feira (21) no Salão Oval da Casa Branca, em Washington, com a presença de autoridades do pentágono.
Segundo a Força Aérea dos EUA, o F-47, que faz referência ao próprio Donald Trump, 47º presidente do país, representa a peça central para o programa americano de Dominância Aérea de Nova Geração (NGAD, em inglês).
O contrato de desenvolvimento de engenharia e fabricação com a Boeing é avaliado em mais de US$ 20 bilhões, mas não foram divulgadas as informações de quando o avião ficará disponível para o exército estadunidense.
Atualmente, os EUA tem dois modelos de aviões de caça: o F-22, que foi fabricado há mais de 20 anos, e o F-35, em operação desde 2015.
O objetivo principal do F-47 será “preparar” o exército dos EUA para enfrentar a Rússia e a China em eventuais conflitos.