Ouvindo...

Em parceria com a Boeing, Trump anuncia caça militar F-47, o ‘mais letal’ da história

Uma versão alternativa da aeronave já voa secretamente há quase cinco anos e o governo está confiante que o caça irá superar “as capacidades” de qualquer outro país

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que considera o novo caça militar, batizado de F-47, que será produzido pela Boeing, como “o mais letal já criado” e será a “mais fatal arma” a ser usada pelo país.

O anúncio da aeronave foi feito na sexta-feira (21) no Salão Oval da Casa Branca, em Washington, com a presença de autoridades do pentágono.

Agora temos o F-47, que envia uma mensagem muito direta e clara aos nossos aliados de que não vamos a lugar nenhum... E aos nossos inimigos de que podemos, e seremos capazes de projetar poder ao redor do mundo, sem impedimentos, por gerações vindouras”.
— disse Pete Hegseth, secretário da Defesa de Trump.

Segundo a Força Aérea dos EUA, o F-47, que faz referência ao próprio Donald Trump, 47⁠º presidente do país, representa a peça central para o programa americano de Dominância Aérea de Nova Geração (NGAD, em inglês).

Leia também

O contrato de desenvolvimento de engenharia e fabricação com a Boeing é avaliado em mais de US$ 20 bilhões, mas não foram divulgadas as informações de quando o avião ficará disponível para o exército estadunidense.

Atualmente, os EUA tem dois modelos de aviões de caça: o F-22, que foi fabricado há mais de 20 anos, e o F-35, em operação desde 2015.

O objetivo principal do F-47 será “preparar” o exército dos EUA para enfrentar a Rússia e a China em eventuais conflitos.

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.
Leia mais