Ouvindo...

Papa Francisco tem noite ‘tranquila’ e está ‘descansando’, diz Vaticano

Segundo o boletim médico, o pontífice não apresentou febre e teve resultado positivo nos exames de sangue

O Vaticano informou, na manhã deste domingo (9), que o papa Francisco está “descansando” após uma noite tranquila.

Ainda de acordo com o boletim médico, Francisco não teve febre e os resultados dos exames de sangue se mostraram estáveis.

As condições clínicas do Santo Padre permaneceram estáveis nos últimos dias e, consequentemente, mostram uma boa resposta à terapia. Há, portanto, uma melhora gradual e leve”.
— diz trecho do comunicado.

Essa foi a primeira vez que o Vaticano destacou que ele responde bem ao tratamento.

Leia também

Nesta manhã, durante a missa na Praça São Pedro, pelo Jubileu do Mundo do Voluntariado, o cardeal Michael Czerny vai ler a homilia do papa. “À tarde, Francisco segue os exercícios espirituais — que começam na Sala Paulo VI, no Vaticano — em comunhão espiritual com a Cúria Romana”, acrescentou o Vaticano.

Histórico de saúde do papa

O chefe da Igreja Católica, que assumiu o cargo em 2013, sofreu vários problemas de saúde nos últimos anos. As doenças o forçaram a adiar excursões ou descansar por alguns dias devido a dores no joelho e no quadril, e até mesmo a passar por uma cirurgia abdominal.

Em 2023, Francisco, que teve parte de um dos pulmões removido quando era jovem, ficou hospitalizado por três noites com bronquite e se recuperou com antibióticos. Quando ele era jovem, parte de um dos seus pulmões foi removido. Em dezembro do mesmo ano, também devido a uma bronquite, o pontífice desistiu de participar na COP28 de Dubai, a grande reunião de cúpula anual do clima, organizada pelas Nações Unidas.

No dia 14 de fevereiro deste ano, o papa também foi hospitalizado por quadro de bronquite. Depois teve novo diagnóstico de infecção polimicrobiana e em seguida pneumonia nos dois pulmões.

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.
Leia mais