Ouvindo...

Papa Francisco tem noite ‘tranquila’ e está ‘descansando’, diz Vaticano

Segundo o boletim médico, o pontífice não apresentou febre e teve resultado positivo nos exames de sangue

O papa está internado desde o dia 14 de fevereiro.

O Vaticano informou, na manhã deste domingo (9), que o papa Francisco está “descansando” após uma noite tranquila.

Ainda de acordo com o boletim médico, Francisco não teve febre e os resultados dos exames de sangue se mostraram estáveis.

Essa foi a primeira vez que o Vaticano destacou que ele responde bem ao tratamento.

Leia também

Nesta manhã, durante a missa na Praça São Pedro, pelo Jubileu do Mundo do Voluntariado, o cardeal Michael Czerny vai ler a homilia do papa. “À tarde, Francisco segue os exercícios espirituais — que começam na Sala Paulo VI, no Vaticano — em comunhão espiritual com a Cúria Romana”, acrescentou o Vaticano.

Histórico de saúde do papa

O chefe da Igreja Católica, que assumiu o cargo em 2013, sofreu vários problemas de saúde nos últimos anos. As doenças o forçaram a adiar excursões ou descansar por alguns dias devido a dores no joelho e no quadril, e até mesmo a passar por uma cirurgia abdominal.

Em 2023, Francisco, que teve parte de um dos pulmões removido quando era jovem, ficou hospitalizado por três noites com bronquite e se recuperou com antibióticos. Quando ele era jovem, parte de um dos seus pulmões foi removido. Em dezembro do mesmo ano, também devido a uma bronquite, o pontífice desistiu de participar na COP28 de Dubai, a grande reunião de cúpula anual do clima, organizada pelas Nações Unidas.

No dia 14 de fevereiro deste ano, o papa também foi hospitalizado por quadro de bronquite. Depois teve novo diagnóstico de infecção polimicrobiana e em seguida pneumonia nos dois pulmões.

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.