Ouvindo...

Zelensky cogita troca de territórios com a Rússia para negociar a paz na região

Presidente ucraniano pretende fazer proposta, caso EUA consigam iniciar uma conversa sobre o acorde de paz na Conferência de Segurança de Munique

Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, disse em uma entrevista que sugeriu a troca de territórios com a Rússia para que fosse celebrado um acorde de paz entre os países. Atualmente, Kiev controla a região russa de Kursk, enquanto o país de Putin controla parte do leste da Ucrânia - local rico em terras raras.

“Nós trocaremos um território pelo outro”, apontou. Questionado sobre quais territórios a Ucrânia tem prioridade para reaver, o presidente ucraniano respondeu. “Eu não sei, nós vamos ver. Mas todos os territórios são importantes. Não há nenhuma prioridade”.

As declarações foram dadas ao jornal inglês “The Guardian”. Na ocasião, Zelensky pontuou que a proposta seria feita caso os Estados Unidos consigam negociar com a Rússia uma conversa para o acorde de paz.

Segundo o governante, o apoio americano é crucial para garantir a segurança da Ucrânia. “Há vozes que dizem que a Europa poderia oferecer garantias de segurança sem os americanos e eu sempre digo não. Garantias de segurança sem a América não são garantias reais de segurança”, apontou.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento
Leia mais