Em uma reviravolta inesperada, o bloco de partidos de esquerda reunidos sob a Nova Frente Popular deve vencer o segundo turno das eleições legislativas na França, concluídas neste domingo (7). Projeções indicam que a esquerda elegerá a maior bancada no Parlamento do país, superando a aliança governista capitaneada pelo presidente Emmanuel Macron e a de extrema-direta, sob o Reagrupamento Nacional.
Segundo as projeções, a Nova Frente Popular deve fazer algo entre 172 e 255 deputados — dentre os 577 da Assembleia Nacional francesa. Em segundo lugar, aparece a aliança governista, que deve ter entre 150 e 180 deputados. Por fim, o Reagrupamento Nacional deve ficar com algo em torno de 115 a 155 deputados. A projeção é da AFP e envolve quatro pesquisas diferentes.
Os principais líderes dos blocos se manifestaram ao longo deste domingo (7), após o início das projeções.
O líder da esquerda, Jean-Luc Mélenchon disse que os eleitores rejeitaram o “pior cenário possível” e que está “pronto para governar”. Sem maioria absoluta na Assembleia Nacional, o bloco terá que fechar uma aliança para conseguir governar.
Antes de os eleitores irem a segundo turno neste domingo, as pesquisas indicavam que o Reagrupamento Nacional poderia conquistar a maior parte das cadeiras.
No primeiro turno, quando foram escolhidos 76 dos 577 deputados, metade pertencia ao grupo liderado por Marine Le Pen.
(com informações da AFP)