Ouvindo...

Eleições na França: em reviravolta no 2º turno, esquerda vence e terá maior bancada do Parlamento

Projeções indicam que Nova Frente Popular, que reúne partidos de esquerda, terá maior bancada, mas sem conseguir maioria

Líder da esquerda, Mélenchon comemora resultado nas urnas e diz que Nova Frente Popular deve governar

Em uma reviravolta inesperada, o bloco de partidos de esquerda reunidos sob a Nova Frente Popular deve vencer o segundo turno das eleições legislativas na França, concluídas neste domingo (7). Projeções indicam que a esquerda elegerá a maior bancada no Parlamento do país, superando a aliança governista capitaneada pelo presidente Emmanuel Macron e a de extrema-direta, sob o Reagrupamento Nacional.

Segundo as projeções, a Nova Frente Popular deve fazer algo entre 172 e 255 deputados — dentre os 577 da Assembleia Nacional francesa. Em segundo lugar, aparece a aliança governista, que deve ter entre 150 e 180 deputados. Por fim, o Reagrupamento Nacional deve ficar com algo em torno de 115 a 155 deputados. A projeção é da AFP e envolve quatro pesquisas diferentes.

Os principais líderes dos blocos se manifestaram ao longo deste domingo (7), após o início das projeções.

Leia também

O líder da esquerda, Jean-Luc Mélenchon disse que os eleitores rejeitaram o “pior cenário possível” e que está “pronto para governar”. Sem maioria absoluta na Assembleia Nacional, o bloco terá que fechar uma aliança para conseguir governar.

Antes de os eleitores irem a segundo turno neste domingo, as pesquisas indicavam que o Reagrupamento Nacional poderia conquistar a maior parte das cadeiras.

No primeiro turno, quando foram escolhidos 76 dos 577 deputados, metade pertencia ao grupo liderado por Marine Le Pen.

(com informações da AFP)


Participe dos canais da Itatiaia:

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.