Ouvindo...

Sabia que o seu signo pode ser outro? Entenda por que movimento da Terra mudou o zodíaco

Modelo usado até os dias atuais foi definido há mais de dois mil anos; de lá para cá, o eixo da Terra já se movimentou, mudando a posição dos astros

Movimento de precessão da Terra é o responsável por mudar a direção do eixo do planeta

Você sabe qual é o seu signo? E se, de repente, você descobrisse que ele na verdade é outro? Isso acontece porque a astrologia considera a posição das estrelas no céu no momento do seu nascimento. O problema é que o modelo utilizado até os dias atuais foi estabelecido há mais de dois mil anos pelos povos babilônicos, a região onde hoje é o Kuwait e o Iraque, e nunca foi atualizado.

Dessa época para cá, o eixo da terra já se movimentou e, com ele, a posição dos astros. É por isso que o seu signo pode ter mudado. Cientistas do Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) explicam que alteração é definida pelo movimento de precessão da Terra, responsável por mudar a direção do eixo do planeta.

Enquanto o movimento de translação, o tempo que a Terra dá a volta ao redor do Sol, dura um ano, cada ciclo completo de precessão leva cerca de 25.800 anos para ser concluído. Segundo o ESO, à medida que a Terra gira, ela “balança” sutilmente em torno do seu próprio eixo de rotação, como se fosse um pião. É como se esse movimento “desenhasse” pequenos círculos no céu, mudando a forma como vemos as estrelas.

Leia também

Como a precessão muda os signos?

Como os signos são definidos pela constelação em que o Sol se encontra em um determinado momento, isso significa que o signo astrológico de alguém também muda dependendo do ano em que nasceu.

Por exemplo, segundo os cientistas do ESO, alguém nascido no final de setembro do ano 200 seria de Libra, enquanto alguém nascido na mesma data em 2.000 seria de Virgem. Se uma pessoa nascesse nessa mesma data no ano 4.000, ela seria de Leão, e assim por diante. (Veja a ilustração abaixo)

Se alguém nascer em setembro de 2.000, ele será de Virgem. Se uma outra pessoa nascesse nessa mesma data, mas no ano 4.781, ela seria de Leão.

Então, como o ciclo completo da precessão dura 25.800 anos, é como se o signo mudasse a cada 2.150 anos, até dar a volta completa e passar por todas as 12 casas do zodíaco. Como a astrologia se baseia em um zodíaco que representava o céu de mais de dois mil anos atrás, os signos mudaram uma casa de lá para cá.

Então, qual é o meu signo?

De forma prática, quem quiser saber o seu verdadeiro signo é só seguir a mesma lógica da ESO. Basta voltar uma casa do zodíaco. Escorpião é na verdade Libra, Sagitário é Escorpião, Capricórnio é Sagitário, e assim por diante.

Mas, apesar das evidências científicas do movimento de precessão da Terra, a astrologia convencional não considera essas mudanças de signo.

Para calcular o seu verdadeiro signo, relembre a ordem dos signos:

  1. Áries
  2. Touro
  3. Gêmeos
  4. Câncer
  5. Leão
  6. Virgem
  7. Libra
  8. Escorpião
  9. Sagitário
  10. Capricórnio
  11. Aquário
  12. Peixes

Participe dos canais da Itatiaia:

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.