Alpinista morre após resgate no Everest; esta é a oitava morte na temporada

Todas as mortes relatadas ocorreram a mais de 8.000 metros acima do nível do mar, na chamada “zona da morte”

Alpinista morreu durante após resgate no Monte Everest

Um alpinista indiano que havia sido resgatado no Everest morreu em um hospital no Nepal, declarou nesta terça-feira (28) um responsável do turismo nepalês, elevando para oito o número de mortes nesta temporada durante a escalada ao topo do mundo.

Bashi Lai, um indiano de 46 anos que foi retirado do cume do Everest na semana passada, “morreu ontem no hospital” em Katmandu, disse à AFP Rakesh Gurung, do departamento de turismo do Nepal.

Esta é a oitava morte de alpinistas no Everest nesta temporada, que vai de abril a junho.

O Departamento de Turismo do Nepal anunciou na semana passada a morte de outros dois alpinistas, um queniano e um nepalês, também no Everest, a 8.849 metros de altitude.

Leia também

Na semana anterior, dois montanhistas mongóis, desaparecidos após chegarem ao cume, também foram encontrados mortos. Mais de 600 montanhistas, estrangeiros e nepaleses, chegaram ao cume do Everest desde abril.

O Nepal abriga oito dos dez picos mais altos do mundo, atraindo centenas de aventureiros a cada primavera, quando as temperaturas são mais altas e os ventos menos violentos.

Todas as mortes relatadas ocorreram a mais de 8.000 metros acima do nível do mar, na chamada “zona da morte”, onde a falta de oxigênio aumenta o risco de mal de altitude e hipoxemia.

Na temporada do ano passado, foram registradas 18 mortes.


Participe dos canais da Itatiaia:

AFP
Agence France-Presse é uma agência de notícias francesa, a AFP cobre a atualidade mundial com uma qualidade única de produção multimídia em vídeos, textos, fotos e infográficos em seis línguas.

Ouvindo...