No leste da Índia, um elefante matou uma mulher de 70 anos e depois, interrompeu o funeral da idosa para pisotear o cadáver. Conflitos entre elefantes e humanos seriam uma ocorrência comum no estado de Odisha, onde o caso aconteceu.
Maya Murmu estaria puxando água em um poço, na vila de Raipal, no distrito de Mayurbhanj, quando o elefante selvagem apareceu e a atacou. A idosa foi levada ao hospital, mas não resistiu. O incidente teria ocorrido na última quinta-feira (9), segundo informações do jornal britânico “Independent”.
O animal teria se desviado de um santuário de vida selvagem em Dalma, a quase 200 quilômetros do distrito onde o acidente aconteceu.
Funeral
Familiares da idosa estariam finalizando os ritos do funeral quando o mesmo elefante apareceu. Segundo relatos, ele levantou o corpo de Maya e o pisoteou novamente.
Os enlutados só conseguiram prosseguir com a cerimônia depois que o animal deixou o local. Não há informações sobre outras pessoas feridas durante a invasão.
Os conflitos entre elefantes e humanos no estado de Odisha teria relação com a crescente atividade industrial no local, rico em minerais. Com a expansão das atividades, a invasão humana em habitats de animais aumenta as chances de encontros com elefantes.
(Sob supervisão de Leticia Fontes)