Ouvindo...

Gatos têm quase 300 expressões faciais diferentes, revela pesquisa

Além das expressões o estudo revela uma profundidade social ‘surpreendente’ dos felinos

Além das expressões o estudo revela uma profundidade social ‘surpreendente’ dos felinos

Um estudo revela que os gatos têm quase 300 expressões faciais diferentes e também uma profundidade social ‘surpreende’, segundo uma pesquisa publicada neste mês na Behavioral Processes.

As 276 expressões faciais diferentes dos felinos, descobertas durante a pesquisa, são usadas para comunicar as intenções hostis ou amigáveis dos gatos. A pesquisa descobriu que essas expressões podem ter sido adquiridas pelos gatos devido à convivência ao longo de 10 mil anos junto com os humanos.

“Muitas pessoas ainda consideram os gatos – erroneamente – uma espécie em grande parte anti-social”, diz Daniel Mills, veterinário comportamentalista da Universidade de Lincoln que não esteve envolvido no estudo. As expressões faciais descritas no novo estudo sugerem o contrário, observa ele. “Há claramente muita coisa acontecendo das quais não temos conhecimento.”

Os gatos podem ser criaturas solitárias, mas muitas vezes fazem amizade com outros gatinhos nas casas das pessoas ou na rua. Por outro lado, os gatos selvagens podem viver em colônias de milhares, às vezes ocupando ilhas inteiras, detalha a pesquisa publicada nesta semana na revista Science.

A pesquisa, feita na Universidade da Califórnia, em Los Angeles (EUA), gravou 194 minutos de expressões faciais de gatos e descobriu um total de 276 expressões faciais distintas feitas em relação a outros gatos, enquanto que os humanos têm apenas 44 movimentos faciais únicos. Já os cães têm 27 movimentos faciais diferentes.

No estudo atual, os pesquisadores descobriram que a grande maioria das expressões dos gatos eram amigáveis (45%) ou agressivas (37%). Os 18% restantes eram – como o sorriso do Gato de Cheshire – tão ambíguos que se enquadravam em ambas as categorias.

Algumas das expressões amigáveis dos gatos são bem parecidas com as expressões feitas por pessoas, cães, macacos e outros animais. Embora a pesquisa não tenha conseguido comparar os resultados dos gatos domésticos com os felinos selvagens, eles sabem que todos os parentes próximos do gato doméstico, são animais solitários.

Jornalista graduada pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2005. Atua como repórter de cidades na Rádio Itatiaia desde 2022