Ouvindo...

Furação ‘monstro’ de categoria 5 atinge Acapulco

Furação Otis se intensificou em alta velocidade e pode trazer danos catastróficos

O furação Otis, de categoria 5, vai atingir Acapulco nesta quarta-feira (25), conforme alerta do National Hurricane Center (NHC) e pode trazer danos catastróficos. O local é um famoso balneário mexicano que ficou mundialmente conhecido após um episódio da séria Chaves.

O furação se aproxima da costa, a Oeste de Acapulco, com ventos acima de 200 km/h, o que coloca a cidade diretamente no caminho do furacão ou logo ao lado direito da tempestade, aumentando o potencial de ser um evento catastrófico, conforme informações da MetSul Meteorologia.

“É um furacão de categoria 5 na escala de furacões Saffir-Simpson” e continuará com essa força até atingir a costa, provavelmente causando danos catastróficos”, acrescentou o NHC em boletim divulgado nesta quarta-feira (25), quando Otis estava a 90 quilômetros a Sudoeste de Acapulco.

O ciclone tropical Otis avança sobre águas quentes do Pacífico, devido à influência do fenômeno El Niño. Meteorologistas norte-americanos especializados em ciclones tropicais descrevem que o furacão Otis se fortaleceu a “uma velocidade vertiginosa e muito mais rapidamente do que o esperado”.

“Os furacões estão entre os fenômenos mais poderosos e destrutivos da natureza”, detalha o instituto americano.

Conforme alerta do Centro Nacional de Furacões os ventos “prejudiciais com força de furacão se espalharão para o interior sul do México nesta quarta-feira (25) com resultados extremamente destrutivos nas próximas horas. A velocidade do vento no topo e nas encostas das colinas e montanhas são muitas vezes até 30% mais forte do que os ventos próximos à superfície.” Prevenção Antes da chegada do furacão, Acapulco e outras áreas de impacto organizaram cortes preventivos de energia elétrica. O porto estava sem luz no momento em que os ventos e a chuva se tornaram mais intensos. O fenômeno ganhou uma força inesperada em poucas horas, pois ao meio-dia de terça-feira ainda era uma tempestade tropical, o que pegou de surpresa as autoridades e os moradores dos estados afetados, em particular Guerrero.

Com informações da AFP

Jornalista graduada pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2005. Atua como repórter de cidades na Rádio Itatiaia desde 2022
Leia mais