No dia 12 de outubro, o helicóptero da Nasa, Ingenuity, quebrou um novo recorde ao fazer um voo em Marte na velocidade de 80 km/h. Ele foi a primeira aeronave da história que voou em outro planeta, e a viagem recordista marcou a 62ª vez que ele decolou em Marte.
No voo, o helicóptero de 1,8kg conseguiu alcançar a altura de 18 metros acima do solo e ficou no ar durante pouco mais de dois minutos. Os dados estão no registro de voo da aeronave que foi atualizado pela Nasa na terça-feira (17). No X, antigo Twitter, a agência compartilhou imagens feitas pelo helicóptero na página oficial do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) do órgão.
Confira a imagem abaixo:
A aeronave Ingenuity foi construída pelo JPL e faz parte da missão “Mars 2020 Perseverance Rover” e foi enviada com o veículo espacial Perseverance. O helicóptero chegou ao planeta vermelho em fevereiro de 2021 com a função de testar o primeiro voo motorizado em Marte. Além disso, ele poderá ser utilizado para ajudar a trazer amostras do solo do planeta vermelho para a Terra. De acordo com a Nasa, as amostras poderiam responder se em algum momento houve vida em Marte.
Apesar dos números parecerem baixos ou simples demais para voos operados na atmosfera terrestre, o feito de Ingenuity é extremamente complexo. À noite, as temperaturas em Marte podem chegar a -90 °C e a atmosfera do planeta vermelho tem cerca de 1% da densidade da atmosfera terrestre - aspectos que tornam o voo na superfície marciana mais complexo.
(Sob supervisão de Luiza Rocha)