A NASA surpreendeu os internautas e os amantes de astronomia ao divulgar nessa quinta-feira (19) uma foto da sombra que foi feita na terra pela lua durante o eclipse solar anular que aconteceu no último sábado (14). A imagem foi capturada pelo Observatório Climático do Espaço Profundo da organização americana (DSCOVR);
O DSCOVR está localizado a mais de 1,6 milhão de quilômetros da terra e conseguiu capturar o momento exato em que a penumbra varreu a parte sul do território dos Estados Unidos. A plataforma meteorológica espacial monitora as alterações do vento solar, fornecendo alertas e previsões meteorológicas espaciais para tempestades geomagnéticas que podem perturbar as redes eléctricas, os satélites, as telecomunicações, a aviação e o GPS.
Eclipse Solar Anular
O eclipse solar anular se difere dos eclipses solares comuns porque ele acontece quando a lua está localizada no apogeu - ou seja, na maior distância da terra, por isso ela não é capaz de cobrir completamente a visão do sol. Nesse caso, o corpo celeste aparece como se fosse com um círculo de fogo ao redor.