Um burro chamado Murphy foi premiado com uma medalha por salvar inúmeros soldados durante a Primeira Guerra Mundial. Com isso, tonar-se o primeiro burro do mundo a receber a Cruz Roxa da RSPCA , um prémio por bravura animal. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (15) pelo Guinness World Records.
O burro e um soldado, na época com 22 anos, chamado John Simpson, salvaram inúmeras vidas nos campos de batalha de Gallipoli. O prêmio não apenas homenageia Murphy, mas também homenageia todos os burros que serviram ao lado das tropas da ANZAC durante a guerra.
Murphy foi treinado pelo soldado John Simpson, que era maca da 3ª Ambulância de Campo Australiana. Acredita-se que o soldado Simpson também treinou vários outros burros, alguns dos quais foram mortos no cumprimento do dever. Em 19 de maio de 1915, durante o terceiro ataque a Anzac Cove, o soldado Simpson foi morto por tiros de metralhadora.
“Uma estátua do Soldado Simpson e Murphy fora do Memorial de Guerra Australiano em Canberra serve como um tributo duradouro aos seus feitos incríveis”, detalha Guinnes.