Ouvindo...

Burro mais corajoso do mundo ganha medalha por salvar soldados na Primeira Guerra Mundial

Burro Murphy ganhou uma Cruz Roxa por bravura animal durante o socorro aos soldados na guerra

Burro Murphy ganhou uma Cruz Roxa por bravura animal durante o socorro aos soldados na guerra

Um burro chamado Murphy foi premiado com uma medalha por salvar inúmeros soldados durante a Primeira Guerra Mundial. Com isso, tonar-se o primeiro burro do mundo a receber a Cruz Roxa da RSPCA , um prémio por bravura animal. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (15) pelo Guinness World Records.

O burro e um soldado, na época com 22 anos, chamado John Simpson, salvaram inúmeras vidas nos campos de batalha de Gallipoli. O prêmio não apenas homenageia Murphy, mas também homenageia todos os burros que serviram ao lado das tropas da ANZAC durante a guerra.

Murphy foi treinado pelo soldado John Simpson, que era maca da 3ª Ambulância de Campo Australiana. Acredita-se que o soldado Simpson também treinou vários outros burros, alguns dos quais foram mortos no cumprimento do dever. Em 19 de maio de 1915, durante o terceiro ataque a Anzac Cove, o soldado Simpson foi morto por tiros de metralhadora.

“Uma estátua do Soldado Simpson e Murphy fora do Memorial de Guerra Australiano em Canberra serve como um tributo duradouro aos seus feitos incríveis”, detalha Guinnes.

Jornalista graduada pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2005. Atua como repórter de cidades na Rádio Itatiaia desde 2022