Ouvindo...

Mudança climática provoca invasão de vespas ‘mal-humoradas’ no Reino Unido

Picada da vespa é extremamente dolorida

Imagem ilustrativa - Vespa

As vespas europeias conhecidas pelas picadas extremamente doloridas têm invadido o Reino Unido devida a uma mudança climática. Os ventos comuns no mês de agosto têm levado sementes de frutas e o cheiro, segundo especialistas, atrai as vespas.

Especialistas ouvidos pelo The Mirror, explicaram que as vespas europeias são “muito mais mal-humorados” do que as vespas comuns e a picada é muito mais dolorida.

“Existem cerca de 220 bilhões de vespas amarelas alemãs - que são maiores que as vespas normais, mas menores que as vespas - no Reino Unido, e cerca de 260 bilhões de vespas comuns”, detalha o jornal.

Os especialistas avaliam que a invasão de abelhas em junho, que aconteceu como resultado da onda de calor de 30°C, aliada a uma combinação de fatores formou um “ponto ideal” para uma “estação de enxame” particularmente este ano.

Natalie Bungay, da Associação Britânica de Controle de Pragas (BPCA), disse ao The Mirror que as vespas estavam “desesperadas por uma dose de açúcar”. Ela disse: “Quando a rainha para de produzir ovos, a força de trabalho não tem nada a fazer além de procurar por frutas e açúcares fermentados. As vespas ficam embriagadas rapidamente e é normalmente quando você pode esperar que elas sejam mais agressivas e propensas a picar.”

Jornalista graduada pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2005. Atua como repórter de cidades na Rádio Itatiaia desde 2022