O supermercado Penny, localizado na Áustria, precisou ser evacuado e fechado na última terça-feira (10) após o gerente do local encontrar uma aranha de origem brasileira, considerada uma das mais venenosas do mundo e que pode provocar ‘ereções permanentes’ com sua mordida.
Segundo relato, o homem teria avistado a espécie de cor vermelha com cerca de dez centímetros. Ao perceber que poderia se tratar de um inseto da família Ctenidae, conhecido como ‘aranha-errante’ ou ‘armadeira’, se assustou e acionou o Corpo de Bombeiros local.
Os agentes informaram que a suspeita é de que o aracnídeo tenha chegado ao país dentro de cachos de banana vindos do Brasil. As caixas com as frutas foram lacradas e equipes de exterminadores acionadas para limpeza e desinfecção do estabelecimento.
O mercado está fechado por conta da aparição e a previsão é que permaneça até que a limpeza seja concluída, com previsão de reabertura para a próxima semana. A ‘aranha-errante’ tem esse nome por não produzir teia e caçar suas presas caminhando durante a noite. Ela é tida como uma das espécies mais venenosas do mundo e pode matar um humano em poucas horas. Além disso, pode provocar hipotermia, visão turva, convulsões e ereções permanentes.
Cientistas apontam que as tais ereções provocam grande dor e desconforto para quem for mordido e ainda não há medicamentos capazes de combater os efeitos causados pelo veneno da aranha.