Considerado o serial killer mais perigoso da Inglaterra, Robert Maudsley permanecerá isolada na solitária até morrer, segundo noticiado pelo jornal britânico The Mirror, nessa terça-feira (26). Ele está na solitária desde 1979, após ter assassinado três pessoas já na prisão.
Os crimes de Maudsley inspiraram a criação de personagens famosos de terror, como Dr. Hannibal Lecter, interpretado por Anthony Hopkins, no filme o ‘Silêncio dos Inocentes’. O britânico, que hoje tem 70 anos, está preso desde os 21, após ser condenado pelo assassinato do molestador de crianças condenado John Farrell, de 30 anos, em 1974.
Nos anos seguintes, ele teria matado outras três pessoas enquanto estava preso, sendo duas na prisão e uma no hospital psiquiátrico. Desde então, Maudsley passa 23 horas por dia em sua cela, e tem apenas 1 hora diária para realizar exercícios. Ele vive em uma cela de aproximadamente 20 metros quadrados, protegida com vidro à prova de balas e construída especialmente para ele em 1983.
O serial killer é considerado tão perigoso que não tem mais permissão para se associar com outros prisioneiros ou mesmo guardas. Para evitar ataques, a cela de Maudsley tem mesa e cadeira feitas de papelão compactado e o lavatório e a pia são aparafusados ao chão. Para passar a comida existe apenas uma pequena fenda.
Maudsley tem 11 irmãos e viveu em um orfanato católico. Aos oito anos eles foram recolhidos pelos pais, e assim ele começou a ser submetido a anos de abusos e violência. Aos 16 anos ele fugiu de casa e se envolveu com drogas. Para sustentar o vício, trabalhava como garoto de aluguel e um de seus clientes foi o primeiro homem que ele assassinou.