Foi encontrado na Espanha, no fim de maio, uma pedra de âmbar-gris. O material raro e valioso pode valer até R$2,6 milhões. A pedra é uma espécie de cera produzida no sistema gastrointestinal das baleias cachalotes e usado na indústria de perfumes.
A pedra foi encontrada quando uma baleia cachalote morta apareceu na praia de Nogales, na ilha de Las Palmas, na Espanha. No dia seguinte, veterinários forenses que faziam necrópsia da baleia descobriram a pedra de cerca de 9 quilos dentro do animal.
A baleia era um macho de 13 metros e pesava mais de 15 toneladas, o que é considerado magro para o animal. Os veterinários acreditam que isso significa que havia algum problema no sistema digestivo da cachalote. Foi assim que decidiram abrir o animal e encontraram a pedra.
Normalmente, o âmbar-gris é encontrado depois que já foi expelida com as fezes da baleia, flutuando no mar, encalhada nas praias ou em redes de pescadores. A pedra é usada para produzir perfume porque tem um cheiro considerado quente, intenso e complexo, com elementos do mar.