Ouvindo...

Feriado de 4 de julho: entenda por que é feriado nos Estados Unidos

Feriado marca a independência dos Estados Unidos em 1.776

Imagem ilustrativa I Bandeira dos Estados Unidos

O dia 4 de julho é feriado nacional nos Estados Unidos porque é a data em que os americanos comemoram o Dia da Independência, ocorrida em 1.776, ano em que as 13 colônias americanas declararam a separação do Império Britânico.

O feriado tem grande influência sobre a cultura americana que celebra o dia com uma série de eventos em todo o país, desde queima de fogos de artifício, a desfiles e festivais.

Durante a Revolução Americana a separação das 13 colônias americanas, do Reino Unido, aconteceu em 2 de julho de 1.776, quando o Segundo Congresso Continental aprovou a resolução de independência proposta por Richard Henry Lee, da Virgínia, declarando a independência dos Estados Unidos do domínio britânico.

Após a votação pela independências das colônias, o Congresso elaborou a Declaração de Independência, aprovada em 4 de julho.

Filmes

A Independência dos Estados Unidos é algo tão vivo na cultura americana que, há décadas, o cinema retrata a independência em filmes, séries e músicas.

Entre os filmes de maior sucesso destaque para “Nascido em 4 de julho” - que tem como estrela Tom Cruise; “O Patriota” com Mel Gibson; “A Revolução” com Al Pacino; “O Último dos Moicanos” com Daniel Day-Lewis; “O Sol é Para Todos” com Gregory Peck e “Independency Day” estrelado por Will Smith.

Jornalista graduada pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2005. Atua como repórter de cidades na Rádio Itatiaia desde 2022