Ouvindo...

Times

Submarino desaparecido em expedição ao Titanic: navio equipado com robôs se junta às buscas

As equipes de resgate detectaram ‘ruídos subaquáticos’ na área de busca

Um navio equipado com robôs subaquáticos se juntou às operações de busca pelo submarino que desapareceu nas águas do Oceano Atlântico, no último domingo (18). Segundo a reportagem do O Globo, o anúncio foi feito nesta quarta-feira (21) pelo grupo norueguês DOF, proprietário dos equipamentos.

“O Skandi Vinland implantou dois ROVs (Veículos Subaquáticos Operados Remotamente) para auxiliar nos esforços de busca que estão acontecendo sob o comando da Guarda Costeira dos EUA”, informou o grupo em comunicado. “Podem fornecer assistência 24 horas para apoiar as operações de busca do comando unificado.”

A comunicação com o submersível Titan, de 6,5 metros de comprimento, foi perdida no domingo, quase duas horas depois de iniciar a descida em direção aos vestígios do mítico transatlântico, que se encontram a quase 4.000 metros de profundidade, a cerca de 600 quilômetros de Terra Nova, no Atlântico Norte.

Ruídos

As equipes de resgate detectaram “ruídos subaquáticos” na área de busca, anunciou nesta quarta-feira (21) a Guarda Costeira dos Estados Unidos, quando restam menos de 24 horas de oxigênio dentro do submarino.

De acordo com a revista Rolling Stone, um avião canadense P-8 que participava nas buscas detectou “batidas na região a cada 30 minutos. Quatro horas depois, um sonar adicional foi ativado e as batidas ainda eram ouvidas”.

Além das batidas, “sinais acústicos adicionais foram ouvidos que ajudarão a direcionar os recursos de superfície, enquanto persiste a esperança de encontrar sobreviventes”, informou a CNN, que teve acesso a um documento interno do governo americano.

O anúncio da detecção de ruídos foi o sinal mais esperançoso da possibilidade de resgate das cinco pessoas a bordo do submersível Titan, da empresa americana OceanGate.

(com informações de AFP)

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.
Leia mais