Um estudo publicado na revista Fertility and Sterility (Fertilidade e Esterilidade) apontou que praticar sexo várias vezes ao mês pode ser benéfico para o corpo e para o sistema imunológico, principalmente, podendo diminuir o risco de contaminação do vírus da Covid-19.
Para realizar a pesquisa foram convidadas 16 mil pessoas de diversos países, divididas em dois grupos: o primeiro fazia sexo pelo menos três vezes ao mês, o segundo faria com menos frequência. O prazo dos testes foi de quatro meses.
Ao final do período, os resultados mostraram que 76,6% dos indivíduos do primeiro grupo não foram contaminados pelo vírus. Já no segundo grupo, apenas 40,4% não foram infectados.
Diante disso, os pesquisadores afirmaram que praticar sexo com mais frequência pode aumentar a capacidade do sistema imunológico combater vírus, bactérias e parasitas causadores de doenças. Entretanto, o motivo para isso não foi apontado, afirmando que seriam necessárias análises mais profundas.
Benefícios
A pesquisa mostrou que o sexo é capaz de trazer benefícios ao corpo e à saúde. Além da capacidade de melhorar a autonomia do sistema imunológico, o sono também pode ser beneficiado.
A prática pode melhorar a qualidade do sono por conta da ocitocina e endorfina que são liberadas durante o ato.
Os hormônios causam um efeito sedativo, que estimula o sono profundo.