Um jovem de 20 anos, chamado John Joshua James, usa suas redes sociais para mostrar sua rotina com a musculação e chocou os seguidores após mostrar a situação das suas costas, que sofreram uma forte reação aos anabolizantes e desenvolveram um quadro grave de acne.
A descrição do seu perfil no TikTok diz ‘comecei a tomar anabolizantes quando comecei a malhar’. Desde então, ele publica vídeos mostrando sua evolução de cargas e ganho de massa muscular aliado com o uso de substâncias para aprimorar o desempenho.
Após quatro meses usando as ‘bombas’, como é conhecida popularmente, ele mostrou a situação das suas costas e afirma que ‘valeu a pena’.
“Depois de fazer algumas pesquisas descobri que esteroides causam acne nas costas e não é nada legal. Minhas costas estão cobertas de cicatrizes e é horrível, mas eu gosto de ir à academia, finalmente alcancei 81kg, então vou continuar”, afirma em publicação.
As lesões causam fortes dores nos movimentos do jovem, que sofre principalmente ao se deitar ou quando encosta as costas em uma cadeira.
“Se eu estiver no chuveiro e uma corrente de água atingir minhas costas, então eu tenho uma dor tão intensa que meus olhos ficam embaçados e meus ouvidos começam a zumbir”, conta.
John procurou ajuda de profissionais para resolver as acnes e melhorar sua qualidade de vida. Após se consultar com um dermatologista ele conseguiu sanar o problema, mas ficou com cicatrizes irreversíveis e afirma que vai continuar a tomar as substâncias.
Em suas redes sociais, o jovem contou que quis realizar uma experiência de unir um iniciante na musculação com os anabolizantes para descobrir como seriam os resultados. Desde então, ele ganhou quase 15 quilos de massa muscular em quatro meses.
Segundo o Ministério da Saúde, anabolizantes podem aumentar a produção de TLR2, hormônios do corpo que promovem a acne. Em casos mais graves, podem causas fortes inflamações e erupções.