Ouvindo...

Madeleine McCann: polícia alemã recebeu denúncia ‘confiável’ sobre paradeiro da menina

Na terça, oficiais alemães foram vistos transportando supostas evidências em sacos recolhidos na região

Buscas por Madeleine McCann entram no segundo dia em Portugal

A polícia alemã possui evidências “consideráveis” de que vestígios de Madeleine McCann serão encontrados na região da barragem de Arade - há 48 quilômetros da Praia da Luz - onde ela desapareceu em 2007. Nesta quarta-feira (24), às novas buscas pela menina, que hoje teria 19 anos, completam dois dias. Porém, de acordo com o “Daily Mirror”, a operação pode se estender para o terceiro dia devido ao tempo ruim. A pedido da polícia alemã, oficiais portugueses realizam buscas na região do reservatório em ação, que, conta ainda, com a presença de oficiais britânicos.

De acordo com a imprensa britânica, os policiais usam roçadeiras e motosserras para remover a vegetação densa em busca de pistas. Além disso, cães farejadores participam da ação. Segundo o “The Times”, os oficiais procuram também por trapos ou fragmentos que estejam ligados ao desaprecimento dela. No dia que ela sumiu, Madeleine usava um pijama rosa estampado com imagens do Bisonho, o burrinho do Ursinho Pooh. Uma fonte do “The Sun” disse: “A busca está sendo levada muito a sério e está sendo totalmente controlada pelos alemães”.

Na terça (23), oficiais alemães foram vistos transportando em uma caminhonete supostas evidências em sacos recolhidos na região. Além disso, nesta quarta, a polícia alemã justificou que a ação decorre de uma informação “muito confiável” sobre o paradeiro da menina. A informação é do portal português “Expresso”. O alemão Rainer Grimm é quem lidera a investigação da morte da criança no Departamento Federal da Polícia Criminal germânica, a BKA.

Conforme o portal local, “sabe-se que as buscas têm origem numa denúncia de um informador do BKA que a polícia considera muito credível e que a polícia alemã levou muito a sério”. A mídia disse que obteve as informações de uma “fonte próxima à investigação”, e que a polícia alemã solicitou as buscas depois deste relato. Porém, os oficiais não informaram quais dados seriam esses por “razões operacionais”.

À emissora alemã NDR, o promotor Hans Christian Wolters alegou que eles possuem “motivos para acreditar” que existem evidências na área - que é considerada a preferida de Christian Brückner, principal suspeito do desaparecimento da menina.

“Temos indícios de que poderíamos encontrar evidências lá. Não quero dizer o que é exatamente e também não quero dizer de onde vêm essas indicações”, acrescentou.

No entanto, segundo ele, a evidência não parte de uma confissão do suspeito. “A única coisa que gostaria de esclarecer é que não vem do suspeito - então não temos uma confissão ou algo semelhante agora, ou uma indicação do suspeito de onde faria sentido procurar”, esclareceu.

Quem é Christian Brückner?

Christian Brückner está detido em uma prisão alemã após estuprar uma turista na mesma região onde Madeleine desapareceu. Mesmo com evidências, ele nega estar envolvido no sumiço dela. O local onde as buscas estão sendo realizadas era chamado por ele de “seu pequeno paraíso” e ele era visto lá com frequência.

O alemão foi vinculado ao sumiço de Madeleine em 2020, quando a polícia declarou acreditar que ele esteja por trás do sequestro e assassinato da menina. Porém, ele se tornou o principal suspeito do desaparecimento dela, oficialmente, apenas em 2022.

Brückner já foi condenado anteriormente por estupro, dirigir carro sem seguro e tráfico de drogas. Agora, ele está detido por abusar sexualmente de uma americana de 72 anos no Algarve. Além disso, ele enfrenta outros processos envolvendo três estupros e por “se expor indecentemente a duas meninas de 10 e 11 anos” em Portugal

Na casa de Christian, também foram encontradas pela polícia fotos de reservatório, conforme noticiou o Daily Mirror. Outras denúncias também foram recebidas pela corporação, que dão base para uma nova investigação na região.

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.