Ouvindo...

Brasileiros são presos com 95 quilos de cocaína em navio de luxo

Brasileiros foram presos em Marselha com a cocaína escondida em malas

Navio Costa Favolosa - imagem ilustrativa

Quatro brasileiros, sendo três mulheres e um homem, foram presos com 95 quilos de cocaína escondidas em mala durante viagem em cruzeiro de luxo. A prisão aconteceu em Marselha, na França, a bordo do navio Costa Favolosa que havia saído de Savona, na Itália com escala no Porto Velho de Marselha.

A prisão dos brasileiros aconteceu no início do mês de maio. De acordo com informações da polícia repassadas ao jornal local La Provence, as três mulheres e um homem estavam em cabines separadas. Os agentes da alfândega descobriram as malas e sacolas escondidas debaixo das camas com aproximadamente 95 quilos de cocaína pura. Conforme as autoridades policiais, o preço estimado de revenda é de 5 milhões de euros.

Os brasileiros que ficaram sob custódia policial durante 4 dias, assumiram a autoria da droga e relatam às autoridades que fazem parte de uma quadrilha de narcotráfico internacional. Todos foram presos preventivamente.

“Foi uma das passageiras do cruzeiro que chamou a atenção dos seguranças da empresa ao se recusar, duas vezes, a ter sua bagagem revistada ao sair do navio. Antes, em pânico, ela tentou se livrar da cocaína jogando no Porto Velho”, detalha o jornal.

Outras duas pessoas desembarcaram um pouco antes, se passando por turistas comuns, e “foram guiadas remotamente por contatos até uma acomodação do Airbnb na rua Sainte, próximo ao Porto Velho, onde teriam entregado duas malas a um cliente”, relata o jornal.

Após a prisão, foram abertas informações judiciais sobre “importação e tráfico internacional de entorpecentes em quadrilha organizada” e confiadas a um juiz de instrução.

A Costa Favolosa confirmou à Itatiaia a prisão dos brasileiros e esclarece que descobriram a droga após uma vistoria realizada por equipe de segurança do navio.

“A Costa Crociere confirma que no dia 2 de maio a bordo do Costa Favolosa, enquanto atracado no porto de Marselha como planejado em seu itinerário de cruzeiro, após algumas atividades de controle de segurança realizadas pela equipe de segurança a bordo e pelas autoridades competentes, substâncias ilegais foram encontradas em posse de dois hóspedes. A companhia não pode fornecer outros detalhes sobre o caso, que agora é supervisionado e tratado pelas autoridades locais e internacionais de acordo com as leis aplicáveis.‎"

Jornalista graduada pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2005. Atua como repórter de cidades na Rádio Itatiaia desde 2022