Afshin Esmaeil Ghaderzadeh, de 21 anos, entrou para o Guinness World Records como o homem mais baixo do mundo, com 65,24 centímetros. O recorde pertencia a Edward Niño Hernandez, de 36 anos, que tem 71 centímetros.
O iraniano voou para para Dubai para participar do processo de verificação oficial. Representantes tiraram as medidas três vezes durante um período de 24 horas para validar a decisão
Em entrevista, o jovem contou que não teve acesso aos estudos e também não pode trabalhar em função de sua estatura. Em função disso, seus principais passatempos são usar o celular ou assistir desenhos animados.
“Os telefones em geral são pesados para usar por muito tempo, mas eu ainda consigo”, conta.
Esmaeil, pai de Afshin, revela que ele sofre com fraqueza física, e precisa realizar tratamento contínuo. Além disso, comprar roupas também é um problema pela dificuldade de encontrar vestes que caibam. Por conta disso, suas roupas são feitas sob medida.
O jovem e sua família vivem em uma aldeia no Irã e vivem uma vida simples, Afshin conta que quer ajudar seus pais com a oportunidade e visibilidade.
“Meu sonho é ser capaz de ajudar meus pais. Embora qualquer coisa de tamanho médio pareça grande ao meu lado, este reconhecimento global pode ajudar”, completou.