Quatro pessoas morreram, duas estão desaparecidas e diversas se feriram em uma avalanche neste domingo de Páscoa (9), na geleira de Armancette, nos Alpes Franceses. De acordo com o jornal Le Monde, foi uma das avalanches mais mortais na França nos últimos anos.
O deslizamento foi por volta das 11h30 da manhã e vários praticantes de ski estavam na pista. Dois dos quatro mortos eram guias de montanha. Uma pessoa teve ferimentos leves e outras oito foram atingidas mas saíram ilesas, segundo um comunicado da região da Haute-Savoie.
Ainda segundo o comunicado, a avalanche teve 1.000 m de comprimento e largura de 100 metros. Não houve alertas de avalanche para a região, mas as autoridades regionais acreditam que o calor e o vento podem ter provocado o evento.
Um perfil do Twitter que publica informações em tempo real da região divulgou um vídeo da avalanche:
Médicos dos serviços de urgência, bombeiros e policiais foram mobilizados para as buscas e para os atendimentos. As buscas pelos desaparecidos foram suspensas e serão retomadas na segunda (10).
Emmanuel Macron, presidente da República Francesa, se manifestou sobre o acidente no Twitter e expressou solidariedade às famílias.
(Com informações da AFP e do jornal Le Monde).