Ouvindo...

Graças a ketchup, homem sobrevive semanas à deriva no mar

Elvis François estava fazendo reparações em sua embarcação na Ilha de Saint Martin, quando uma tempestade o arrancou do cais

Elvis François num exame médico após ter sido resgatado em Cartagena,

Visivelmente abatido, Elvis François, de 47 anos, foi encontrado 224 quilómetros a noroeste de Puerto Bolívar, na Colômbia, depois de um avião ter visto a palavra “ajuda” gravada no casco do seu veleiro, informou a marinha colombiana.

O homem disse que tentou entrar em contato com amigos e colegas de trabalho, mas que acabou ficando sem sinal quando se afastou da costa. Assim, ele precisou contar com os suprimentos que estavam a bordo para se alimentar.

“Eu não tinha comida. Havia apenas uma frasco de ketchup no barco, alho em pó e cubos de caldo Maggi. Misturei tudo com água, fiz uma espécie de suco e fui bebendo aos poucos”, detalha François num vídeo fornecido pelo exército colombiano.

François, da Ilha da Dominica, no Caribe, disse que estava fazendo reparações em seu barco perto da parte holandesa da ilha de Saint Martin, em dezembro, quando uma tempestade violenta puxou seu barco para o mar.

Segundo ele, faltam-lhe conhecimentos de navegação. Por isso, não conseguiu manobrar de volta à costa - passando semanas à deriva.

“Vinte e quatro dias - sem terra, sem ninguém com quem falar. Eu não sabia o que fazer, não sabia onde estava…Foi duro”, disse. “A certa altura, perdi a esperança. Pensei na minha família”.

Após ter sido resgatado, François foi transferido para a cidade portuária de Cartagena, onde recebeu cuidados médicos e, mais tarde, foi entregue às autoridades de imigração para tratar do seu regresso para casa.

Foto no topo: Elvis Francois num exame médico após ter sido resgatado em Cartagena, Gabinete de Imprensa da Marinha colombiana/AP

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.