Uma cadela especialista em buscas embarcou para a Turquia, na madrugada desta quinta-feira (9), em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), junto a bombeiros e médicos, para auxiliar no resgate de vítimas do terremoto que atingiu a Turquia e a Síria.
Na última segunda-feira (06) o mundo tomou conhecimento do terremoto que resultou, até agora, na morte de mais de 17 mil pessoas.
Leia mais:
Pai segura mão de filha de 15 anos morta sob escombros após terremoto na Turquia; veja foto
Bebê nasce órfão em escombros de terremoto na Síria e é resgatado com cordão umbilical
A cadela Case, assim como seis militares do Corpo de Bombeiro do Espirito Santo, integra o Centro Especializado de Resposta a Desastres (Cerd), um grupo capacitado para realizar resgates em desastres de grandes proporções.
Os militares recebem treinamento especial para realizar resgates em área de risco e difícil acesso e ficarão à disposição das autoridades locais para trabalhar na busca de desaparecidos sob os escombros.
Desastre de grande de grandes proporções
O balanço do terremoto de 7,8 graus de magnitude que atingiu a Turquia e a Síria supera 11.200 mortes, de acordo com um balanço atualizado divulgado nessa quarta-feira (8).
De acordo com o presidente turco, 50.000 pessoas ficaram feridas. As equipes de emergência e as autoridades sírias citaram 5.000 feridos.
“Enfrentamos dificuldades no início com os aeroportos e as estradas, mas hoje estamos melhores e amanhã estaremos melhores”, afirmou o chefe de Estado da Turquia, diante das críticas e da revolta da população com a lentidão da ajuda.