Ouvindo...

Político assassinado a tiros vence eleição no Equador

Omar Menéndez foi assassinado horas antes de ser eleito prefeito da cidade de Puerto López

Omar Menéndez foi eleito prefeito de Puerto López

Um candidato à prefeitura de Puerto López, foi assassinado a tiros antes de ser eleito prefeito da cidade. Omar Menéndez, 41 anos, teve 6.630 votos, o que corresponde a 46,2% dos eleitores do município de acordo com apuração realizada na última terça-feira (7).

Menéndez era candidato do Revolução Cidadã (nome traduzido), um partido de esquerda relevante no país. Os líderes do bloco anunciaram que Verónica Marcillo ocupará o lugar de Omar na prefeitura da cidade.

O ex-presidente do Equador e fundador da sigla, Rafael Correa disse em suas redes sociais que “esta vitória é em homenagem ao nosso companheiro Omar Menéndez. Um imenso abraço à sua família”.

Além do candidato, um adolescente também foi assassinado. No caso, homens armados invadiram a sala do político e atiraram contra as vítimas no último sábado (4). Não se tem informações da autoria do crime.

Segundo a imprensa do Equador, Menéndez foi morto poucas horas antes votação na região comercial de Puerto López. Com esse atentado, a segurança dos políticos do país fica mais ameaçada, uma vez que em Salinas, outra cidade do Equador, Julio César Farachi, também candidato à sua prefeitura, foi assassinado. Ambos os casos não têm suspeitos nem pistas ainda.

Sob supervisão de Luis Otávio Peçanha.

Estudante de jornalismo na UFMG, estagiário no jornalismo digital da Itatiaia.