Político assassinado a tiros vence eleição no Equador

Omar Menéndez foi assassinado horas antes de ser eleito prefeito da cidade de Puerto López

Omar Menéndez foi eleito prefeito de Puerto López

Um candidato à prefeitura de Puerto López, foi assassinado a tiros antes de ser eleito prefeito da cidade. Omar Menéndez, 41 anos, teve 6.630 votos, o que corresponde a 46,2% dos eleitores do município de acordo com apuração realizada na última terça-feira (7).

Menéndez era candidato do Revolução Cidadã (nome traduzido), um partido de esquerda relevante no país. Os líderes do bloco anunciaram que Verónica Marcillo ocupará o lugar de Omar na prefeitura da cidade.

O ex-presidente do Equador e fundador da sigla, Rafael Correa disse em suas redes sociais que “esta vitória é em homenagem ao nosso companheiro Omar Menéndez. Um imenso abraço à sua família”.

Além do candidato, um adolescente também foi assassinado. No caso, homens armados invadiram a sala do político e atiraram contra as vítimas no último sábado (4). Não se tem informações da autoria do crime.

Segundo a imprensa do Equador, Menéndez foi morto poucas horas antes votação na região comercial de Puerto López. Com esse atentado, a segurança dos políticos do país fica mais ameaçada, uma vez que em Salinas, outra cidade do Equador, Julio César Farachi, também candidato à sua prefeitura, foi assassinado. Ambos os casos não têm suspeitos nem pistas ainda.

Sob supervisão de Luis Otávio Peçanha.

Estudante de jornalismo na UFMG, estagiário no jornalismo digital da Itatiaia.

Ouvindo...