O Ministério das Relações Exteriores afirmou que vai oferecer ajuda humanitária às populações afetadas pelo terremoto na Turquia e Síria. Em nota divulgada nesta segunda-feira (6), o Itamaraty manifestou solidariedade e condolências aos povos dos dois países e às vítimas dos abalos sísmicos.
Através das redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se solidarizou com as vítimas. “Olhamos com preocupação para as notícias vindas da Turquia e Síria, após terremoto de grande magnitude. O Brasil manifesta sua solidariedade com os povos dos dois países, com as famílias das vítimas e todos que perderam suas casas nessa tragédia”.
O terremoto de magnitude 7.8, que ocorreu no início da manhã desta segunda, foi o pior a atingir a Turquia neste século. O tremor também foi sentido no Chipre e no Líbano.
Pelo menos 2,7 mil pessoas morreram, além de “milhares de pessoas feridas” e prejuízos materiais incalculáveis foram registrados. Segundo o governo não há, até o momento, informações de brasileiros mortos ou feridos.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos informou que o terremoto ocorreu a uma profundidade de 17,9 quilômetros e relatou uma série de terremotos, um de magnitude 6.7. A região atravessa falhas sísmicas.
Com informações de Agência Brasil