Ouvindo...

‘Bullying’ pode ter relação com morte de adolescente gay de 13 anos

Lucas tirou a própria vida no último sábado (7), em Golbey, no nordeste da França

‘Bullying’ pode ter relação com morte de adolescente gay de 13 anos

O suicídio de Lucas, um adolescente gay de 13 anos, comoveu a França, e Justiça do país abriu uma investigação sobre o suposto “bullying” sofrido por ele e denunciado por sua família.

“Este menor não deveria ter morrido (...) A Justiça deve esclarecer as circunstâncias homofóbicas deste drama”, declarou o embaixador francês para os direitos LGBTQIA+, Jean-Marc Berthon, à rádio France Inter.

Lucas tirou a própria vida no último sábado (7), em Golbey, no nordeste do país.

Na ocasião em que o jovem sofreu assédio na escola, a família chegou a notificar o ocorrido às autoridades educacionais.

Lucas e sua mãe “relataram provocações no início do ano letivo em setembro”, que a escola de ensino médio Louis-Armand levou “a sério”, permanecendo “atenta diariamente”, disse a instituição.

Após a morte do adolescente, sua escola disponibilizou assistência psicológica para alunos e professores, como parte do movimento para “lutar contra o bullying”, relembrou a mesma fonte.

O ministro da Educação, Pap Ndiaye, expressou sua “determinação de prevenir qualquer forma de intimidação” e disse que “nenhuma criança deveria encontrar o suicídio como a última saída”, escreveu em seu Twitter.

A advogada da família, Catherine Faivre, contou à AFP que, antes de avaliar se prestarão queixa à Justiça, os pais de Lucas “querem enterrar seu filho em paz”.

O funeral será realizado no próximo sábado (14), na cidade de Épinal.

AFP
Agence France-Presse é uma agência de notícias francesa, a AFP cobre a atualidade mundial com uma qualidade única de produção multimídia em vídeos, textos, fotos e infográficos em seis línguas.